x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 18

acessos 46.816

Plano de Contas Referencial

Débora Felizardo

Débora Felizardo

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 12 anos Terça-Feira | 20 dezembro 2011 | 09:17

Bom dia,


Estou adaptando o plano de contas da empresa aonde trabalho e tentando ajusta-lo ao referencial, mas há algumas contas que não encontro no plano referencial como:

* Equipamentos Proc de Dados
* Ferramentas
* Equipamentos de Telecomunicações

Todos esses no Imobilizado, devo colocar todos como 1.07.04.09.00 Outras Imobilizações? Alguém ja fez essas adaptações?


Desde já muito obrigada!


Débora

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 13:14

boa tarde Débora,
Peço desculpas, fui desatento à sua pergunta. Você tem razão, lhe passei a Devolução de vendas inadvertidamente.
Realmente não tem essa conta no plano referencial. Mas observe também que não se usa essa conta nos planos de conta contábeis por ser considerada um estorno de estoque ou estorno de despesa, etc. Por isso:

na devolução de compra para revenda:
D-estoque
C-fornecedor

Sugiro que você não use essa rubrica no seu plano de contas.

Atenc.

Débora Felizardo

Débora Felizardo

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 12 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 14:07

Que isso vc está é me ajudando muito, então quer dizer que quando tiver uma devolução de compra tenho q fazer manual? Será que o Sped vai aceitar???

Esse plano referencial é uma benção to sofrendo aqui pra achar essas contas, fiquei responsável de fazer um novo plano de contas aqui pq o atual está defasado e ainda tenho que ligar as contas ao referencial rs...mas vamos lá que as férias coletivas estão quase chegando rs...Obrigada Francisco!

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 14:49

Débora,
Quando você tiver uma devolução de compra você fará o lançamento que lhe passei acima para o caso de mercadoria para revenda, ou:

Para compra de mercadoria para consumo:
D-Fornecedor
C-Materiais de consumo (ou conta similar) onde foi debitado anteriormente na compra;

Na compra de imobilizado
D-fornecedor
C-Conta do imobilizado, onde foi debitado anteriormente

Se você trabalha com sistemas integrados isso é "moleza", pois todos esses lançamentos podem ser definidos no Fiscal através de lançamentos automaticos que serão importados no contabil no final do mês.

abraço e espero ter ajudado

Débora Felizardo

Débora Felizardo

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 12 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 14:56

É sim eu ja tenho esse lançamento mas achei que precisasse colocar uma referencial nele tb, mas muitissimo obrigado você me ajudou muito mesmo, inclusive acabei de terminar as adaptações. Muito Obrigada, ótimo trabalho, Feliz Natal e um Ótimo Ano Novo....sucesso.

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 22 dezembro 2011 | 15:16

Boa tarde,

Primeiramente tem que verificar em qual grupo de contas no seu plano de contas está essa conta "Titulos de capitalização". Se for no Ativo circulante a conta mais acertada seria 1.01.01.10.00-Valores Mobiliarios - Aplicações de ouros recursos sujeitos a restrições. Se for longo prazo eu colocaria na conta 1.04.01.03.00-Titulos e valores mobiliarios.

abraço e espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.