Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 994

Genildo Béu Filho

Genildo Béu Filho

Bronze DIVISÃO 4, Farmacêutico(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 26 julho 2007 | 11:22

Temos duas Drogarias em família. A Drogaluz está registrada em meu nome e de minha esposa, a Drogaria Paraiso em nome do meu sogro e da minha cunhada. Estamos intencionados em abrir uma terceira. Como somos sócios informalmente, poderíamos transformar uma em matriz e a outra em filial e depois abrir outra filial sem descompatibilizar do simples nacional como Me ou EPP?

grato!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 26 julho 2007 | 20:47

Boa noite Genildo,

A duas Drogarias (Drogaluz e Paraiso) são empresas diferentes, personalidades jurídicas e CNPJs diferentes, logo não há como (juridicamente) uma ser filial da outra.

Como próprio nome sugere as filiais nada mais são do que "ramificações" da matriz que responderá por todas como se uma só fosse, tanto assim é que os tributos federais (por exemplo) devem ser recolhidos de forma centralizada, pela Matriz.

No mesmo conceito devem ser consolidadas todas as demonstrações contábeis, porque como já disse, trata-se de uma única empresa (matriz) com várias filiais.

Face ao exposto, o correto seria abrir esta "terceira empresa" como filial de uma das duas já existentes (a Drogaluz, por exemplo) e futuramente a matriz comprar os ativos da Paraiso para abertura de uma segunda filial.

Uma vez que o total da receita bruta acumulada anualmente na Matriz (com suas filiais) não ultrapasse os limites permitidos na sistemática do Simples Nacional, pode perfeitamente aderir ao sistema.

...

Genildo Béu Filho

Genildo Béu Filho

Bronze DIVISÃO 4, Farmacêutico(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 27 julho 2007 | 10:10

Saulo Heusi, eu por acaso, pesquisando descobri esse site do Portal Contábeis. Acontece que os elogios que li aqui até agora, de outras pessoas, reflete uma realidade importante. Pois aqui encontramos respostas de pessoas experiêntes e solícitas que nos esclarece dúvidas.
Obrigado a você pela resposta ampla e para mim importante.

Tudo de bom. Saúde e Sucesso!

Genildo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.