x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.194

Tributação do setor de distribuição de medicamento

Pedro Ivo Gomes da Silva Mafra

Iniciante DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 2 janeiro 2012 | 17:50

Boa tarde,

alguém pode exclarecer-me acerca de como se dá a tributação do setor de distribuição de medicamentos e materiais hospitalares? Como também, não sendo a empresa micro ou pequena, qual seria o tipo societário mais vantajoso para tal ramo?

Obrigado.

Pedro Ivo Mafra

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2012 | 11:41

Pedro
Bom dia

Sua pergunta é muito ampla... o ideal é que vc analise por partes, no federal, por exemplo, a empresa nao podendo optar pelo simples as opções é tributar pelo lucro real ou lucro presumido.

Analisando pelas obrigações acessorias a melhor opçao é o lucro presumido, no entanto a vantagem vc deverá analisar a movimentação da empresa para verificar o que compensa.

Na parte estadual e municipal consulte os tópico do forum que pode ter tópicos que pode te ajudar.

Nas obrigações acessorias, como sped fiscal, se a empresa for enquadrada ela terá alguns itens especificos para preencher.

Heloisa Motoki

Iniciante DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 13 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2012 | 14:38

Boa tarde Heloisa,

de fato a pergunta foi ampla, no caso, a empresa está estabelecida em Goiânia, Goiás.
Vou verificar os tópicos que você indicou.
Estou procurando algum livro ou artigo que trate mais especificamente do tema, se você ou alguém souber de algo do gênero, por favor me indique, estou precisando me informar urgentemente.

Muito obrigado.

Pedro Ivo Mafra

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2012 | 14:56

boa tarde,
Não sei se a empresa já está em atividade ou ainda em formação, mas para definir a forma de tributação mais ideal, analise bem o faturamento e margem de lucro. Faturamento muito alto geralmente não é viavel pelo simples, pois o indice incide sobre o mesmo. Margem de lucro baixa é mais viável pelo lucro real, pois o imposto irá incindir sobre o mesmo. Mas como a colega Heloisa Motoki frisou, tem que fazer uma análise, um planejamento caso a caso. Deve observar também que a empresa lucro real tem um custo operacional maior, com mais custos de pessoal ou custo de terceirização em virtude da maior demanda de obrigações tributárias e também pela complexidade.

Atenc.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade