x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.747

Escrituração Fiscal de Indústria + Construtora

Andre Brandis

Andre Brandis

Iniciante DIVISÃO 3 , Educador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 janeiro 2012 | 15:52

Boa tarde!
Gostaria de uma exemplificação de uma escrituração fiscal do seguinte caso.
Empresa: lucro real, indústria de pré-moldados e construtora.
Valor da Obra: 50.000,00
Material produzido pela empresa: 20.000,00
Material Adquirido de Terceiro: 25.000,00
M.O. para montagem da obra: 5.000,00
No caso acima citado, CFOP 1101 compra de Matéria Prima
há a transformação para material acabado.
Como que faço a escrituração desta obra ?
Minha dúvida seria na questão de notas fiscais de movimentação desses materiais até a obra e a comprovação de venda dos mesmos para o cliente.

Desde já grato pela ajuda.


FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2012 | 00:30

Caro Andre Brandis, Bem vindo ao Fórum contábeis, diante do que você está exemplificando, a empresa tem atividade industrial e serviços? Pois a Atividade fim de uma construtora é a prestação de serviços. Neste caso a industria realiza a compra para a industrialização e utilização do resultado em parte na realização do serviço a ser prestado.

Fica claro que a industrialização e a prestação de serviços são dois fatos extremamente isolados, logo você deve trata-los como tal.

Começaremos pela compra dos insumos para industrialização dos blocos: Entrada a titulo de 1.101 (Entrada de insumos para industrialização)

Compra de produtos de terceiros para serem utilizados na prestação de serviços diretamente na construção, deverá ter a entrada a que se dá destino 1.128 (Compra para utilização na prestação de serviços tributada pelo ISSQN)

A mão de obra empregada na obra, lógicamente que só vai haver quando da realização do serviços.

Agora quanto a sua dúvida, nas saídas, todos os produtos, insumos, material e imobilizados que serão utilizados fora do estabelecimento deverão ser devidamente amparados com a devida NF-e e CFOP's correspondentes, onde seguindo a ideia acima:

Quanto aos produtos industrializados, a CFOP 5.101 (Venda de produção do estabelecimento) no seu caso é de 20.000,00

Quanto aos produtos comprado de terceiros que suponho que sejam para utilizar na obra: Como não há CFOP especifica para esta transferencia para estabelecimento de terceiros, a CFOP mais racional é a 5.949 com a natureza (Outras saidas não especificadas) obs: Em informações complementares colocar que é remessa de produtos comprados de terceiros destinados a prestação de serviços fora do estabelecimento, no seu caso, no valor de 25.000,00.

E claro M.O utilizada na prestação de serviços no valor de 5.000,00.

Vale ressaltar que os valores que vão compor a NFS são correspondentes as 2 ultimas operações, ou seja, na soma 30.000,00.

Saliento que segundo a sua exemplificação a industrialização dos blocos não está atrelada a realização do serviços, visto que a empresa é uma industria de pré-moldados logo a venda dos blocos não compõe valor adicional a NFS, Por se tratar de uma operação sujeita ao ICMS, já a mercadoria no valor de 25.000,00 se foi comprada com o propósito único de compor a realização do serviço, ou seja, se foi comprada somente por a empresa ter firmado o serviço, esta sim é agregada a NFS.

Espero ter ajudado a esclarecer algum ponto de sua dúvida.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: