Evandro Fernandes
Iniciante DIVISÃO 2 , Não InformadoPrezados,
Mesmo não sendo contador, gostaria de compartilhar uma experiência que estou vivenciando na empresa que acredito poderão me elucidadr alguns aspectos inerentes a profissão de todos os presentes neste grupo.
Hoje recebi um email do meu contador contendo 10 arquivos em pdfs com multas referentes a não entrega das declarações em 2011 por eu não ter comprado a certificação digital da empresa.
Fato, em Setembro/11 fui informado que deveria ter a certificação digital da empresa, quando já seria obrigatório ter o certificado desde Junho se não me engano. E mais em Janeiro fui informado pelo contador que só ter o certificado PF já era suficiente. Ok disse que ia comprar, mas não no momento, questionei: Qual o prejuizo financeiro para mim e qual o prazo máximo para comprar este certificado? Resposta: silêncio.
O tempo passou e em Dezembro resolvi comprar o certificado digital PJ, pois ele estava me pressionando, mas sem me informar nada de multa ou valores até então.
Comprei o certificado, viajei, mandei um email de onde eu estava perguntando sobre até qando eu poderia passar a procuração. Resposta? Silêncio.
Hoje recebo um email contendo 10, isso mesmo, 10 multas de R$ 250,00 cada uma referente as multas do não envio das declarações PJ em 2011 pela falta do certificado digital.
Pergunta 1 - Isso é comum?
Pergunta 2 - Quem deve pagar esta conta?
Pergunta 3 - Estou sendo exigente demais ou eu deveria ter sido informado desde o começo do ano sobre a obrigatoriedade do uso do certificado, e mais, em não sendo entregue a declaração () há uma uma multa de aproximadamente R$ 250,00!
Agradeço a todo que me esclarecem este ponto.
Cordialmente,
Evandro