x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 6.845

Contabilizaçao quitação de financiamento

PAULO ROBERTO DEMARCHI PAES

Paulo Roberto Demarchi Paes

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 17:25

Boa tarde,

A empresa quitou um financiamento em dezembro de 2011, gostaria de saber como devem ser os lançamentos contabeis, do valor do financiamento que esta lançado na conta de financiamento a longo prazo, e dos valores que estão lançados na conta de juros apropriados a longo prazo ?

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4 , Proprietário(a)
há 14 anos Sábado | 21 janeiro 2012 | 09:55

Bom dia Paulo Roberto.

Se, como voce diz, a empresa QUITOU um financiamento em dezembro proximo passado, não deveria mais existir a respectiva conta de financiamento a longo prazo e nem a de juros.
Falando bem a grosso modo, o longo prazo tem que ser acompanhado e revertido para curto prazo assim que o deixa de ser.
O que aconteceu é que a empresa, ano passado, estava pagando um financiamento já de curto prazo, no longo prazo.
Agora, já que passou, é só dar a baixa no financiamento e juros pela quitação e tudo acertado.

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004

Prata DIVISÃO 4 , Proprietário(a)
há 14 anos Domingo | 22 janeiro 2012 | 14:50

Boa tarde Paulo Roberto.

Que bom que a contabilidade é uma CIENCIA HUMANA.
Não sei se entendi direito, mas não vejo dificuldade no lançamento. È creditar caixa/bancos e debitar os juros pagos tanto no curto como no longo.
Ou então, voce pode, ainda, transferir do longo para o curto e baixar no curto.
Se não entendi direito, favor esclarecer.

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004
PAULO ROBERTO DEMARCHI PAES

Paulo Roberto Demarchi Paes

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 16:45

Carlos é que eu quando fiz o financiamento eu apropriei o valor total dos juros, em uma conta de juros a apropriar, todo inicio de ano eu faço um lançamento nestas contas de juros a apropriar, debitando juros a apropriar a curto prazo e creditando juros a apropriar a longo prazo, sempre no valor que irei pagar de juros durante o ano, quando efetuo o pagamento da parcela do financiamento eu além de debitar a conta do financiamento e creditar o banco no valor total da parcela, eu também faço um outro lançamento, debitanto despesas com juros de financiamento e creditando juros a apropriar a curto prazo, desta forma vou zerando essa conta durante o ano, mas agora com o pagamento antecipado do financiamento estou tendo um desconto nesses juros, e tenho que zerar a conta de juros a apropriar a longo prazo que esta com saldo dos juros que lancei no inicio do contrato. Posso fazer o lançamento do valor dos juros que estou pagando, mas como obtive desconto desse juros por causa do pagamento antecipado do contrato não sei se posso lançar o valor do desconto em desconto obtidos.

Espero ter sido mais claro, desde já agradeço sua atenção.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies