x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 6.604

Contabilizaçao quitação de financiamento

PAULO ROBERTO DEMARCHI PAES

Paulo Roberto Demarchi Paes

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 17:25

Boa tarde,

A empresa quitou um financiamento em dezembro de 2011, gostaria de saber como devem ser os lançamentos contabeis, do valor do financiamento que esta lançado na conta de financiamento a longo prazo, e dos valores que estão lançados na conta de juros apropriados a longo prazo ?

Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 12 anos Sábado | 21 janeiro 2012 | 09:55

Bom dia Paulo Roberto.

Se, como voce diz, a empresa QUITOU um financiamento em dezembro proximo passado, não deveria mais existir a respectiva conta de financiamento a longo prazo e nem a de juros.
Falando bem a grosso modo, o longo prazo tem que ser acompanhado e revertido para curto prazo assim que o deixa de ser.
O que aconteceu é que a empresa, ano passado, estava pagando um financiamento já de curto prazo, no longo prazo.
Agora, já que passou, é só dar a baixa no financiamento e juros pela quitação e tudo acertado.

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004
Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 12 anos Domingo | 22 janeiro 2012 | 14:50

Boa tarde Paulo Roberto.

Que bom que a contabilidade é uma CIENCIA HUMANA.
Não sei se entendi direito, mas não vejo dificuldade no lançamento. È creditar caixa/bancos e debitar os juros pagos tanto no curto como no longo.
Ou então, voce pode, ainda, transferir do longo para o curto e baixar no curto.
Se não entendi direito, favor esclarecer.

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004
PAULO ROBERTO DEMARCHI PAES

Paulo Roberto Demarchi Paes

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 16:45

Carlos é que eu quando fiz o financiamento eu apropriei o valor total dos juros, em uma conta de juros a apropriar, todo inicio de ano eu faço um lançamento nestas contas de juros a apropriar, debitando juros a apropriar a curto prazo e creditando juros a apropriar a longo prazo, sempre no valor que irei pagar de juros durante o ano, quando efetuo o pagamento da parcela do financiamento eu além de debitar a conta do financiamento e creditar o banco no valor total da parcela, eu também faço um outro lançamento, debitanto despesas com juros de financiamento e creditando juros a apropriar a curto prazo, desta forma vou zerando essa conta durante o ano, mas agora com o pagamento antecipado do financiamento estou tendo um desconto nesses juros, e tenho que zerar a conta de juros a apropriar a longo prazo que esta com saldo dos juros que lancei no inicio do contrato. Posso fazer o lançamento do valor dos juros que estou pagando, mas como obtive desconto desse juros por causa do pagamento antecipado do contrato não sei se posso lançar o valor do desconto em desconto obtidos.

Espero ter sido mais claro, desde já agradeço sua atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.