Mauro Oliveira
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)Prezados,
Bom dia!
Assumimos recentemente a Contabilidade de uma ESFL (Entidade sem fins lucrativos), na qual a Contabilidade anterior realizava a Escrituração pelo regime de caixa. Ou seja, não era realizado provisão de folha, férias e encargos. Além disso, teremos que escriturar todo o exercício de 2011, entretanto no Balanço e Balancete apresentado pela Contabilidade anterior do exercício de 2010 o Passivo encontra-se todo zerado, constando apenas valor na Conta Patrimônio Social.
Dúvidas:
Como deveremos proceder a Escrituração Contábil de 2011 e seguintes? Continuar pelo regime de caixa, se possível, lançando através dos extratos bancários ou regime de competência? Se competência, como iremos proceder com relação as provisões das despesas referente ao exercício anterior (2010)? Folha de pagamento por exemplo!
Se possível, gostaria que fosse indicado Livros, Legislação e regras que as ESFL estão obrigadas.
Agradeço antecipadamente a atenção!