x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.824

Contabilização de M.O. aplicada em construções.

Kássio de Freitas Silva

Kássio de Freitas Silva

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 15:22

Boa tarde!

Estou com uma duvida em relação a contabilização da mão de obra aplicada em reformas ou construções.
Quando eu tomo um serviço por exemplo na construção de um poço artesiano, contabilizo da seguinte forma:

D - Despesas com serviços (resultado).
C - Forncedor.

ou

D - Construções em andamento (Ativo imobilizado)
C - Fornecedor.

Obs.: Se o lançamento for feito da segunda forma, como depreciar? Sei que não existe depreciação de serviços mas como ficaria isso no imobilizado?

Att.
Kássio

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 13 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 16:28

Kassio,

No caso de contabilização de construtora vc deve abrir um sub-titulo para cada obra contratada e detalhar as despesas ocorridas como, empregados, encargos sociais, insumos etc, ate mesmo para gerenciamento da sua empresa.

Ja essas construções, como é de terceiros, voce não pode lançar no seu ativo como pretendido. Abçs

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Kássio de Freitas Silva

Kássio de Freitas Silva

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 16:39

Boa tarde José Cisso.

Mas no caso de eu contratar o serviço de um autonomo (pedreiro, eletricista etc.) para construção deste poço, lembrando que sou uma empresa mercantil e apenas contratei o serviço para a construção de um poço artesiano (no caso um investimento), esta se classificaria como uma despesas?

Grato

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 13 anos Sábado | 28 janeiro 2012 | 10:00

Kassio,

Ao meu ver sim, voce pode deduzir como despesas, mesmo pq o poço será de uso e consumo da empresa, sem valor para venda, ou se a sede é propria, voce poderia imobilizar como sendo melhoria do imovel. Espero ter ajudado, abçs

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: