x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 8.333

Contabilização de empresa que estava inativa

ANDERSON   MAIA

Anderson Maia

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2012 | 09:45

Bom dia caros, me tirem uma dúvida, estou com um cliente que reativou sua empresa março de 2011, e ainda não tem nada escriturado, queria saber com os colegas se posso fazer os lançamentos dela a partir do início de março/2011 como se fosse uma empresa nova, ou seja, contabilizando o capital inicial, ou tenho que ver os saldos dos exercícios anteriores a inatividade, lembrando que ao ser reativada mudou-se o valor do capital social, natureza jurídica e CNAE? Desde já grato pelas respostas!

Juliana Mendes Arrivabene

Juliana Mendes Arrivabene

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2012 | 17:10

Boa tarde Anderson...

Estou com uma dúvida semelhante à sua.

A empresa permaneceu desde a sua constituição, em 1988, na inatividade. O sócio d empresa adquiriu um imóvel e registrou a escritura em nome da empresa. Agora, em 2012, ele quer ativar a empresa e utilizar esse imóvel para integralizar e aumentar o capital social da empresa.
Não faço a menor ideia de como contabilizar toda essa situação se nunca houve qualquer tipo de registro, fiscal ou contábil.

Leandro Jose da Fonseca

Leandro Jose da Fonseca

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2012 | 17:24

Boa tarde Anderson, tudo bem?
Em relação ao seu questionamento, a empresa no tocante, ja teve escrituração contábil antes? Creio que não, pois você afirma que não teve escrituração. Bem, neste caso, aconselho o seguinte:
1° Fazer um levantamento do patrimônio da empresa
Ex: Imobilizado, estoques, obrigações a pagar, direitos a receber.
2° Feito isto, poderá dar início à escrituração contábil, da seguinte forma:
Com os saldos apurados, lançar sua contra-partida em uma conta de origem transitória intitulada "Balanço inicial" ou "Balanço de Abertura", apos os lançamentos pertinentes, o saldo desta conta se "credor" será lançado na conta de "lucros acumulados" se devedor "prejuízos acumulados".
Obs: A mudança de atividade e natureza jurídica não interfiram na contabilidade, somente na forma de apurar os impostos pertinentes, IR, CSLL, ICMS etc...
Att.

Leandro Jose da Fonseca

Leandro Jose da Fonseca

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2012 | 17:48

Ola cara amiga Juliana, tudo bem?
Neste caso, o imóvel é um terreno certo? Quando foi adquirido este terreno, devemos levar em conta a valorização do mesmo. Esta empresa já disponibilizava de um capital, correto, dito pela data de sua constituição em 1988, certo? O mesmo foi integralizado em dinheiro? Se sim recomendo a atualização de valores, após isto, contabilizamos o terreno. Assim teremos o seguinte:
O valor do terremo, o valor do capital atualizado, assim da mesma forma, contabilizamos estes valores em contra partida da conta que citei à cima "Balanço de abertura" ou "Balanço Inicial" e o saldo contabilizar em lucros ou prejuizos.
Agora vejamos, se não for viável a atualização desses valores, recomendo abertura de uma nova empresa, e assim a contabilização deste imovel como parte do capital social.

Att.

Ariani Costa

Ariani Costa

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2012 | 11:01

Boa tarde Colegas!!!

Tenho uma empresa prestadora de serviços que veio de outro estado recentemente, so que estava inativa ha varios anos, e agora em 2012 o sócio voltou a movimentá-la, porem nao tem nenhum balanço anterior, talvez por ter sido perdido (ele nao sabe informar).
Como devo proceder para abrir o exercicio em 2012, visto que nao tenho dados anteriores, o unico documento que tenho, é o contrato social. Posso fazer a abertura considerando somente os dados do contrato?

WILSON MANUEL

Wilson Manuel

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 12 novembro 2012 | 14:09

Ariani Costa, neste caso sugiro seguir os passos da primeira resposta do Leandro Jose da Fonseca:
Faça um levantamento de tudo e contabilize como balanço de abertura ok? No seu caso pode até estar mais fácil, pois a empresa pelo visto nao tinha nada e começou a trabalhar novamente em 2012, portanto comece a contabilizar a partir de 2012. Compras, vendas etc. No balanço de abertura, talvez vc tenha que apenas contabilizar o capital social.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: