x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 5.591

Exaustão Reflorestamentos

G G

G G

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 17:04

Boa tarde, tenho uma dúvida a respeito das contas contabéis de Reflorestamentos (investimeto) e Exaustão. após exaurir um determinado reflorestamento o qual possuia por exemplo um valor de Investimento de 100.000,00 e Exaustão de 100.000,00 Saldo 0 posso excluir estas contas contabéis ou deve permanecer estas contas abertas e considerar sempre o saldo de confronto entre as duas.

Exemplo

Devo deixar na contabilidade assim:

Conta Reflorestamentos - 100.000,00 (saldo Devedor)

Conta Exaustão - 100.000,00 (saldo Credor)

em confronto saldo Residual - 0,00

ou devo abater os valores das duas contas e elimina-las no balancete?

Pois em termos de Imobilizado por ex. máquinas vc permanece na contabilidade tanto o valor da máquina como a depreciação (mesmo já totalmente depreciado) e só elimina ambos após baixa por venda, transferência, sinistro etc.

obrigado para quem puder trocar uma idéia.










Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2012 | 10:26

Deve permanecer, senão vejamos. A depreciação é perda de valor pelo uso e a exaustão é a perda de valor por exploração e o simples fato de está totalmente depreciado ou axauridos, em hipótese alguma autoriza sua baixa pura e simplesmente, isto porque, embora tenha atingido 100% do custo do bem ou até mesmo, que tenha se tornando imprestável para uso, ele continua a fazer parte do patrimônio, portanto sujeito as regras contábeis.

A baixa contábil somente poderá ser efetuada quando o bem for baixado fisicamente, isto é, sair em definitivo do patrimônio da empresa, enquanto isso não acontecer deve permanecer na escrituração. Normalmente, a baixa física de um bem decorre da sua alienação ou por estar imprestável para o uso a que se destina, lembrando que todo o valor obtido na sua venda constitui ganho de capital tributável.

É o que entendo, salvo melhor juízo.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
G G

G G

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2012 | 11:40

Obrigado Luiz, porém digamos assim em termos de reflorestamento, quando vc exaurir este por total vc não possui mais este reflorestamento, ou seja a floresta acabou e sim começa a plantar no mesmo terreno um novo reflorestamento criando um novo investimento, para futuramente uma nova exaustão. então esse reflorestamento na sua idéia continuará na contabilidade com Investimento 100.000,00 e exaustão 100.000,00 ? ou deve-se baixar esse registro em confronto um com o outro?

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2012 | 09:00

Deve baixar o registro sim, porque quando falei que deveria continuar na escrituração, estava a pensar no terreno, imaginei que poderia estar agregado. Sendo assim, pode zerar e continuar um novo investimento sem problemas.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade