x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 11.949

Contabilização reclamação trabalhista

Cristiane Martins

Cristiane Martins

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 11:11

Bom dia,

Estou com uma dúvida enorme . A empresa na qual eu trabalho geralmente quando a pessoa é mandada embora ou pede demissão , temos que entrar na justiça para receber a indenização trabalhista. Porém o DP processa uma rescisão que vai para a folha de pagamento, quando contabilizo uma folha de pagamento , contabilizo também as rescisões ( que na realidade na maioria das vezes não foram pagas) . Quando chega o acordo trabalhista aqui é contabilizado normalmente como

D- INDENIZAÇÃO TRABALHISTA ( Despesa)
C - Reclamação trabalhista ( Passivo)

Pergunta : Não teria que dar baixa nestas rescisções que foram lançadas?

O que eu faço? Por favor me ajudem

Cristiane Martins
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2012 | 08:57

Bom dia Cristiane Martins.

Está havendo um erro grave na contabilização dos acordo trabalhistas. Ora, se todas as despesas são reconhecidas pelo regime de competencia, nesse caso a contabilização do pagamentos dos referidos acordos devem ser contabilizado a debito de Reclamações Trabalhista no Passivo.

Abraço.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Cristiane Martins

Cristiane Martins

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2012 | 15:42

Boa tarde,

Obrigada pela resposta, muito mesmo.

Só para me certificar.

O trabalhador é mandado embora, o DP gera uma rescisão , a contabilidade lança pois vem na folha de pagamento.

D- Verbas rescisórias ( Despesa ) ex. salario, férias , etc
C - Rescisão trabalhista a pagar ( passivo)

Quando chega o acordo trabalhista, na maioria das vezes muitos meses depois e iremos pagar a primeira parcela :

D - Rescisão trabalhista a pagar
C- Caixa ou banco

está correto isso?

Cristiane Martins

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: