x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 2.796

devolução de ativo 100% depreciado

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2012 | 09:36

Bom dia Osvaldo,

Inicialmente você tem que estornar todos os lançamentos efetuados na venda do bem. Em seguida, você precisa observar se o bem em questão será reintroduzido na operacionalidade da empresa, caso sim, ele deverá continuar registrado no Ativo Imobilizado, porém, caso a empresa vá se desfazer dele de alguma forma diferente de venda (doação ou sucateamento, por exemplo), aí sim, poderá ser baixado salientando que mesmo assim é necessária emissão de nota fiscal sobre tal procedimento.

Caso ainda permaneça com duvidas, favor detalha-las.

At.
Marcos Vinicius

Osvaldo Barbosa da Silva Jr.

Osvaldo Barbosa da Silva Jr.

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2012 | 12:01

Inicialmente agradeço as respostas, porém, permaneço com dúvidas:
Informo que a maquina fora novamente reintroduzida na operacionalidade da empresa e consequentemente no Ativo Imobilizado. Com isso meu lançamento contábil ficou assim:
D-Maquinas e Equipamento (Ativo Imobilizado)
C-Cliente a Receber (Ativo Circulante)
Porém, falta ser contabilizado na conta do Ativo Circulante "Depreciações Acumuladas", o valor do bem, uma vêz que está 100% depreciado.
D-?????????????
C-(-)Depreciação Acumulada de Maquinas e Equipamento
Se não realizar este lançamento, meu saldo contábil não Bate com o saldo final do meu "Livro Patrimonial", uma vêz que o mesmo está contemplando este bem já 100% depreciado.

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2012 | 12:12

Você necessita visualizar todos os lançamentos realizados no ato da venda e estornar eles utilizando as mesmas contas contábeis. Inclusive com o cancelamento do faturamento.

Qualquer coisa poste quais foram os lançamentos de contabilização da venda.

At.
Marcos Vinicius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.