Michelle
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa Tarde,
Estou montando o plano de contas e estou com dificuldade de colocar a conta (desconto de vale transporte) referente aos 6% descontado em folha. Alguém por favor poderia me orientar.
Grata
respostas 1
acessos 2.754
Michelle
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa Tarde,
Estou montando o plano de contas e estou com dificuldade de colocar a conta (desconto de vale transporte) referente aos 6% descontado em folha. Alguém por favor poderia me orientar.
Grata
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial , Contador(a)Michele boa tarde.
O Vale Transporte (VT) é um adiantamento dado ao empregado onde o empregador geralmente desconta 6% do salario bruto ou o valor total quando o valor da passagem é menor que este valor. Caso haja a ultrapassagem da margem de 6% esta diferença é despesa para o empregador.
Devemos pagar o adiantamento para no fim do mês fazer a provisão da despesa ou desconto para o empregado.
Vamos supor um caso hipotetico.
Na folha de agosto de 2011 um empregado ganha R$ 550,00 e gasta R$ 116,60 de passagens no mês.
6% de 550,00 é 33,00 então é descontado do empregado R$ 33,00.
Os R$ 86,60 restantes são por conta do empregador.
A despesa/desconto é de agosto, sendo assim provisionada na folha em 31/08; mas como o empregado precisa das passagens para trabalhar este gasto é feito no inicio do mês (vamos supor que foi no dia 05/08).
Sendo assim temos:
Pelo pagamento do VT em 05/08:
D - Vale transporte (AC)
C - Caixa/Banco
VR - 116,60
A conta vale transporte é colocada no grupo de Adiantamentos/ Adiantamento a empregados.
Pela provisão do VT em 31/08
D - Salarios a Pagar (PC)
C - Adiantamento VT(AC)
VR - 33,00
Este é o valor descontado do empregado
D - Vale Transporte
C - Adiantamento VT(AC)
VR - 86,60
Esta é a despesa do VT arcada pelo empregador.
Existem outras variações para este caso, mas prefiro esta por dar mais transparência e melhor apresentação no balanço.
saudações
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade