x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.048

Impostos, notas e etc

Lucas da Silva

Lucas da Silva

Iniciante DIVISÃO 5 , Administrador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 27 fevereiro 2012 | 00:45

Olá, estou planejando abrir uma pequena padaria. E eu tenho algumas dúvidas sobre impostos e etc. Em minha padaria, irei usar comandas, em que o cliente leva a comanda até o caixa e paga pelos produtos que comprou em meu estabelecimento. Gostaria de saber como eu calculo os impostos que terei que pagar, e como isso é feito. Por exemplo, o cliente gastou R$ 106,00 e foi gerada nota fiscal sobre esse serviço, essa nota fiscal vai pra contabilidade, e lá eles calculam o quanto terei que pagar? Como funciona passo-a-passo o cálculo de Impostos e etc? Como proceder para fazer esse cálculo, todos os procedimentos.

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 27 fevereiro 2012 | 09:09

Sugiro que consulte um contador, pois ele te orientará referente aos aspectos fiscais(nf) e o regime de tributação da empresa.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Augusto de Souza

Augusto de Souza

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 10:56

Bom dia, vou criar uma situação hipotética para sanar minha dúvida.

João (pessoa física) recebeu uma proposta para prestar um serviço de engenharia para uma "empresa A", no entanto, a empresa exigiu NF. Como João não tem tempo de se cadastrar para trabalhar como Profissional Liberal para emitir NF, pediu para seu Tio (Dono de uma empresa B também de engenharia) que emitisse essa nota fiscal para ele. Seu tio aceitou o acordo, mas gostaria de descontar todos os impostos e taxas do valor da nota para então repassar o valor para seu sobrinho para assim não ter prejuízo.

A pergunta é: Quais os impostos e taxas que incidirão no valor da nota e quantos porcentos serão descontado.

mais informações:

Valor da NF = R$ 4.000,00
Descrição da nota: Consultoria em projetos elétricos.
Empresa B = ME de Lucro Presumido.

Será apenas 1,5% de IR + 3% de ISS já que o valor da nota não é superior a R$ 5.000,00 e assim não incide o 4,65%?

Existe outro imposto (IRPJ) que pode ser descontado do lucro do serviço no decorrer do ano?

Agradeço a atenção. Se for necessário mais informações favor solicitar.

R.obson

R.obson

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 11:14

Bom dia Augusto,

Essa situação além de ilegal a meu ver pode ser arriscada para a empresa. Por exemplo, se a empresa não tiver a prestação do serviço descrito como atividade cadastrada, estará prestando um serviço que não poderia.
O mais aconselhável a meu ver é procurar uma Secretaria daFazenda estadual e solicitar a emissão de uma NF Avulsa que tem o mesmo valor que a NF normal.

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 08:13

Sobre esta nota seu tio vai pagar IR(32% sobre valor bruto, depois 15%) e CSLL(32%, depois 9%) pelo lucro presumido.Vai pagar pis(0,65%) e cofins(3%) de forma cumulativa.A aliquota do iss verifica com seu municipio.Desconta esses valores.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies