Nilson
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
Ao fazer a conciliação bancaria me deparei com 2 contas do mesmo banco, porem com n°. de c/c e agencias diferente como conciliar?
desde ja agradeço.
respostas 8
acessos 3.490
Nilson
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
Ao fazer a conciliação bancaria me deparei com 2 contas do mesmo banco, porem com n°. de c/c e agencias diferente como conciliar?
desde ja agradeço.
Alexsandro Xavier Alves da Silva
Prata DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeCaro Nilson, em primeiro lugar você tem que abrir uma conta auxiliar para cada conta,ai depois você concilia com seus respectivos extratos.
Luana Ushizima
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeAlane Ribeiro
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeBom dia, alguém pode me ajudar?
Ao final do ano a conta banco passou com saldo virado (conforme extrato), e ouvi dizer que o banco independente de saldo virado ou não no extrato, deve passar com saldo positivo e que nesse caso eu devo fazer um empréstimo do sócio a empresa, isso é certo?
se eu fizer os saldos nunca irão bater, porque na realidade não foi realizado empréstimo para isso, e o saldo bancário do razão está do jeito que está no extrato. Devo alterar alguma coisa só por causa do saldo devedor?
Grata!
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)
Olá Alene!
Olha, eu desconheço este termo "saldo virado"!
O que ocorre é que na contabilidade o saldo Devedor pertence ao Ativo e tem sinal positivo e o saldo Credor pertence ao Passivo e tem sinal negativo.
Isso explicando para você de forma bem simples.
Se a conta banco no final do mês tem sinal negativo e devedor no extrato bancário, na contabilidade esta conta deve ter saldo credor com sinal negativo e com mesmo valor.
Neste caso se faz no final do mês uma transferência para uma conta de empréstimos bancários em conta do Passivo, e no início do mês seguinte inverte o lançamento retornando este valor para a conta corrente no ativo.
Isso ocorre porque a conta corrente chamada "Especial" é uma conta com limite de utilização de empréstimo.
Abraços
Alane Ribeiro
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeAlaneee (:
Agradeço as explicações sobre saldos devedor e saldo credor, também já sei que quando no banco(extrato) o saldo der devedor em contra partida o saldo banco(sistema) deve ser credor..
só o que eu queria saber, é se eu tenho que fazer um empréstimo do sócio, para a empresa para não dar um saldo negativo no razão...
e se tenho que fazer isto, tem que ser todo mês que der negativo, ou só ao final do ano, se o saldo der negativo.
Grata!
Carlos Anesio da Silva
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa tarde, Alane!
Na empresa onde trabalho, não deixamos o saldo dos bancos negativos, uma vez que trata-se de uma conta do ativo e não pode fechar com saldo virado. Temos uma conta no passivo circulante como nome de "cheques em transito a compensar", pois, geralmente são cheques emitidos e não compensados. Na conciliação bancária, fazemos a transferência no último dia do mês. No dia 1º do mês seguinte efetuamos a transferência de volta para a conta do banco. Esse processo é feito mensalmente.
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Oi Alane, me desculpe o erro ao digitar seu nome!
Não é necessário fazer empréstimo do sócio para a empresa para sanar o saldo negativo da conta banco conta movimento na contabilidade.
Como eu disse, para não ficar negativo em conta corrente do Ativo, faz-se um lançamento de "transferência" do saldo para uma conta de empréstimos no Passivo no ultimo dia do mês de referência.
Depois ao iniciar o outro mês faz-se o mesmo lançamento invertido, transferindo novamente o saldo para a conta corrente para receber a movimentação do mês.
O ideal é fazer todo mês, mas pode ser feito nos encerramentos de Balancetes ou Balanço Patrimonial.
Aqui no Fórum já tem tópicos sobre este assunto, se quiser pesquisar irá encontrar mais informações à respeito.
Abraços
Alane Ribeiro
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeAh, sim entendi agora..
Obrigada, aos dois, Gilberto e Carlos.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade