x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.103

Intermediador de Compra

Patrícia Cerqueira

Patrícia Cerqueira

Prata DIVISÃO 1 , Assessor(a) Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 8 agosto 2007 | 17:19

Olá !

Preciso que alguém me ajude no sentido de saber, como faço para contabilizar intermediação na venda de carros.
Exemplo
A empresa não é vendedora / Revendedora de veículos, e aconteceu uma eventualidade da revenda de alguns carros (3) o dinheiro do comprador foi repassado na conta corrente da empresa. Agora queria saber como contabilizo. este fato.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 8 agosto 2007 | 20:59

A forma como sua pergunta foi formulada, não nos permite dar uma resposta a contendo, mas se a empresa for vendedora ou revendedora de veiculos, a venda do carro é receita sim, e o valor repassado ao vendedor é lançado como comissão de venda. Se a resposta não sana sua dúvida, sugiro reformular a pergunta, dando-nos mais detalhes, para que possamos responder de forma sastisfatoria.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Patrícia Cerqueira

Patrícia Cerqueira

Prata DIVISÃO 1 , Assessor(a) Contabilidade
há 17 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2007 | 11:46

A empresa não é vendedora / Revendedora de veículos, e aconteceu uma eventualidade da revenda de alguns carros (3) o dinheiro do comprador foi repassado na conta corrente da empresa. Agora queria saber como contabilizo. este fato

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2007 | 16:53

Se empresa não vende carros e não tem no objeto social atividades afins, logo, foi um fato atipo da atividade, acerto? Porém, como não tenho dados suficientes para emetir uma opinião com absoluta certeza, salvo engano, sugiro lançar esta operação em Receitas Não-operacionais juntamente com a despesas as respectivas despesas.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Paulo César

Paulo César

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2007 | 17:56

Prezada Patricia,

No meu entender houve apenas uma circulação de valores na conta de sua empresa, sem ter havido nenhum fato comercial (VENDA)que justifique isso, sugiro lançar esse credito em uma conta de adiantamento, (EX. Adiantamento de Clientes (PC)), e usar essa mesma conta na saida destes valores, sempre usando documentos idoneos para comprovar os lançamentos.

Se houver algum equivoco por favor me corrijam.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade