x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 2.253

Sustentabilidade, Custos, Boas Práticas

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 16:04

Boa tarde nobres colegas.

Resolvi criar este tópico buscando ajuda na questão de sustentabilidade. Acho que devemos tomar partido e fazer nossa parte para com o meio ambiente. Não encontrei em nenhum lugar, um post falando sobre a economia e o beneficiamento do meio ambiente.

Como é um tópico que visa a redução de custos na aplicação de sustentabilidade e quais as boas práticas podemos adotar para reduzir custos e ajudar o meio ambiente, inseri nos tópicos referentes a Contabilidade em Geral, e gostaria de algumas dicas do que os colegas fazem no dia-a-dia para contribuir.

Algumas atitudes eu tomei por aqui, como trocar os equipamentos de vídeo CRT por LCD, o que reduziu muito no custo da energia, quase 100 reais mensais foram reduzidos. Mas só isso não basta, e eu gostaria da ajuda de vocês.
Obrigado.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 08:52

Bom dia Lucas,

Muito interessante a sua iniciativa, quero parabeniza-lo, de fato
podemos com pequenas medidas contribuir para o bem estar do nosso planeta.

Como medidas, adotamos o reaproveitamento de papéis (Folha A4)
fazendo a impressão em ambos os lados, utilizando como rascunho, etc.

Também subsituimos os monitores, e quando não estamos em uso com os
equipamentos, os desligamos.

Aproveitamos bastante a luz natural, reduzindo assim, os gastos com energia elétrica.

São alguns hábitos que adotamos.

Grande abraço

"100% focado onde houver 1% de chance"
Jociclê Silva

Jociclê Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 11:00

Também o uso de dois monitores pode reduzir o uso de papel em até 35% ao se comparar planilhas, relatórios e balancetes. Esta medida resultou em uma considerável redução de custos para a empresa onde trabalhava, sem falar que agilizou bastante o operacional.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 11:15

Até a instalação e manutenção dos aparelhos sanitários, torneiras, bebedouros, pode resultar em economia de água.

As idéis são várias.

O desafio esta em concientizar a terem boas práticas, o benefício é para todos.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

há 13 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 10:44

Bom dia Colegas.
-- Paulo:
Também adotamos esta pratica, inclusive de clientes que tem papel sobrando, podemos utiliza-los.
Para os monitores, usamos dominio de rede, e podemos tentar encontrar algumas configurações no servidor
para controlar e desligar os monitores ligados que não estão em uso.

-- Guto Munarin:
Essa é outra das ferramentas que estamos implantando aqui, já instalei o PDF Creator em todas as máquinas.
Os recibos de informativos entregues, estou pedindo que os funcionários criem o PDF ao invés de imprimir.

-- Jociclê Silva:
Excelente observação. A 15 dias instalei meu segundo monitor aqui, e posso afirmar que é completamente diferente.
Por ter um campo de visão maior, e poder comparar dois aplicativos abertos um em cada tela... Facilitou muito minha vida.
E realmente, evita a impressão de papeis para ficar conferindo.

-

O que eu gostaria de implantar realmente é o uso de energia solar. Porém o custo X benfício ainda é muito inviável.
As placas ainda são caras, e a eficiencia é baixa. Já existem no mercado, novas tecnologias, mas ainda não está acessível a todos nós.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Pedro André Dias

Pedro André Dias

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 10:27

Bom dia A todos,

Primeiramente parabenizo a iniciativa do nobre amigo Lucas, da troca de idéias sobre este tema neste canal.

Deixo como sugestão:
- o uso de copos de vidro ao inves dos descartaveis;
- o uso do papel reciclável ao inves do a4 branco;
- Incentivos de tratamento para funcionarios pararem de fumar;

Abraço!

Cordialmente,
Pedro André Dias
Contador
http://www.planosassessoria.com 
Josiane Schneider

Josiane Schneider

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2012 | 09:32

Eu costumo comparar dois arquivos utilizando janelas lado a lado. Abra os arquivos que deseja comparar, clicar com o botão direito do mouse na barra de ferramentas mostrar janelas lado a lado. Com isso diminui as impressões.

JOSÉ RUBENS DE OLIVEIRA

José Rubens de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 19 setembro 2012 | 14:51

Boa tarde a Todos!

Adotar um copo descartável diariamente, é uma boa idéia!

Empresa com Matriz e Filiais utilizam o mesmo banco de dados. Poderia uma empresa distinta das demais, mas com os mesmos sócios, utilizar o mesmo banco de dados? Caso afirmativo, reduziria a poluição e melhoria no trânsito, pois não haveria a necessidade dos dirigentes se deslocarem de uma loja para outra com o intuito de verificar seus estoques, etc, utilizando apenas o acesso remoto.

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

há 12 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2012 | 09:21

José Rubens de Oliveira

A ideia é boa, e também permitida José. Muitas empresas já fazem assim, evita mesmo que fiquem ligando e trafegando, porém ainda assim é necessária a "vistoria" dos patrões, pois o estoque importante não é o só o fiscal, e sim o real.

A qualidade da energia que chega na empresa também é importante. Achamos que algum aparelho queima pois sua vida util chegou ao fim, mas na verdade pode ser má qualidade.
Aqui a energia 110 chega 134 137... já chegou até 142 V. Fiz reclamação na CEMAT e vou aguardar os resultados.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade