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CONTABILIDADE

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Meire Siqueira

Meire Siqueira

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 18:48

Na contabilidade de Factoring quando ocorre a transação de compra de duplicatas/títulos ou cheques, como deve ser individualizados os “clientes”?
Por cedente? Ou por sacado?
Se não ocorrer individualização ou seja colocar em uma conta somente “títulos a receber”, se faz necessário um livro auxiliar analítico com essas informações? E esse livro auxiliar conforme legislação de imposto de renda deverá ser registrado?


Agradeço atenção

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 08:35

Bom dia Meire, o correto é sim lançar por clientes, tanto para controle quanto para as demostrações estarem discriminados os saldos correto para analise de terceiros.

Se não ocorrer individualização ou seja colocar em uma conta somente “títulos a receber”, se faz necessário um livro auxiliar analítico com essas informações?

É admitido a escrituração resumida, desde que não exceda 1 mes e desde que sejam utilizados livros auxiliares para registro individual dessas operações. No transporte dos totais mensais dos livros auxiliares, para o Diário, deve ser feita referência às páginas em que as operações se encontram lançadas nos livros auxiliares devidamente registrados.
E esse livro auxiliar conforme legislação de imposto de renda deverá ser registrado?

Os livros ou fichas do Diário, bem como os livros auxiliares referidos, deverão conter termos de abertura e de encerramento, e ser submetidos à autenticação no órgão competente do Registro do Comércio, e, quando se tratar de sociedade civil, no Registro Civil de Pessoas Jurídicas ou no Cartório de Registro de Títulos e Documentos.
(RIR/1999, art. 258)

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Gilberto Eugênio Noronha Fernandes Ferreira

Gilberto Eugênio Noronha Fernandes Ferreira

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 6 abril 2012 | 19:27

Olá. como dito a cima, o melhor a fazer e coloca tudo separado. Pois para cada recebimento você da a baixa na conta especifica. Se coloca tudo em uma conta a titulos a receber ou duplicadas a receber, voce tera que ter um bom controle de para que no fechamento do balanço nao acha divergencias na apuração.

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