x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.292

Nova Contabilidade

Isadora

Isadora

Bronze DIVISÃO 5 , Micro-Empresário
há 17 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2007 | 15:06

Estou passando para uma nova Contabilidade e tenho algumas dúvidas.
1-Quais são os documentos transferidos da contabilidade anterior que devem ser encaminhados para o novo contador?
2-Quais os documentos que ficam sob a guarda da contabilidade?
3- O que o contador anterior tem que me devolver- Empresa Lucro presumido- sem funcionario?
4-Todo o mês fazia dois cheques , que chamava de caixinha- para pagar conta com correio, gasolina, papelaria etc... juntava as notinha que totalizava o valor do cheque .. Como se chama esse procedimento para eu poder passar isso para a nova Contabilidade? Ou existe uma outra situacao legal para justificar e compor esses cheques?
5-Faço a minha retirada, ou adiantamento de lucro, claro que eu tenho lucro, mas como repassar essa informacao de que eu retiro x da minha empresa todo mês...
6-Todo mês a nossa Contabilidade nos cobra um darf 1708 sobre seus pagamentos.. Isso procede?
7-Sendo que eu pago 13 salario para a contabilidade, o exercicio contabil , é desde janeiro ou quando se inicia o ano fiscal fevereiro?
8-O novo contador me disse m codigo de etica que um contador nao pode cobrar menos do que o outro escritorio...Isso faz sentido?
9-Eu devo ter por escrito o contrato e assinado antes de comecar entregar papelada.
10-Cabe entao a esse escritório novo entrar em contato com a contabilidade antiga é assim que funciona?

Eu tento entender contabilidade, mas confesso que não gosto muito e faço por que cabe a mim repassar essas informações para o Contador.. logo acho que vcs entenderam tudinho o que eu gostaria de saber....rsrs..
Obrigada

Isadora.

Obrigada

Jose Luiz Ferreira

Jose Luiz Ferreira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2007 | 15:19

Ola Isadora,

TODOS OS DOCUMENTOS devem ser repassados para a nova contabilidade, mediante protocolo e orientações que podem ser acessadas pelos contadores junto ao CRC-SP, você não precisa e no meu ver nem deve, se envolver neste tramite.

Respondendo os demais itens.

5 - Sua retirada, ou é PRO-LABORE ou DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS, para saber se é Distribuição de Lucros o Balnço tem que ter a demonstração de que realmente houve lucro para tal, caso contrario sua retirada será considerada PRO-LABORE e estando sujeita aos encargos pertinentes.

6- Os serviços contábeis estão sujeitos a retenção na fonte de 1,5%.

7- Não existe exercício contábil, o exercício sempre é FISCAL ou seja JANEIRO A DEZEMBRO.

PS. Se cabe a você repassar essas informações para o "Contador", sem querer desmerecer o colega de profissão e com muita tristeza, sinto em lhe informar que você não tem um CONTADOR.

Abraços!

Abraços!

JLF
Isadora

Isadora

Bronze DIVISÃO 5 , Micro-Empresário
há 17 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2007 | 15:37

Boa tarde Jose Luis

Que rápido!!!
Muito obrigada pela orientação e respostas.
Talvez eu tenha me expressado erroneamente, quis dizer que sou eu que preparo a documentacao da minha Empresa para ser enviada para o escritório de contabilidade..contabilizar..por isso alguns procimentos acordados com a outra Contabilidade quero continuar mantendo ...como os cheques da caixinha...
Era isso...
Obrigada
Isadora

JEFFERSON CARVALHO

Jefferson Carvalho

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 17 anos Sábado | 11 agosto 2007 | 17:55

Isadora,

Além das orientações do José Luiz, não esqueça de solicitar o Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica do antigo "contador", que é o documento que te dará direito a exigir reparação por eventuais erros e faltas cometidos pelo mesmo enquanto foi responsável pela escrita.

Abraços.

Jerffeson Carvalho
SERCON CONTABILIDADE
https://www.serconn.com.br
(74) 3541-5509 / 3541-0890 / 9110-6219 / 8116-6976

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade