x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 1.195

Compra de Imobilizado

Felipe Castro dos Reis

Felipe Castro dos Reis

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 13 anos Domingo | 1 abril 2012 | 17:37

Boa Tarde !

Prezados (a),

Estou em uma discussão que parece ser eterna com caros colegas nossos, em dois pontos.
Na contabilização da compra de um imobilizado:
Exemplo:
Compra de um veiculo por R$ 35.000,00. R$ 5.000,00 pago a vista e o restante em 60 vezes sem juros (vamos desconsiderar os juros, pois não é esse o ponto de nossa discussão).
Nesse caso contabilizei em partida múltipla.
D – Veiculo 35.000,00
C – Caixa 5.000,00
C – Financiamento a pagar C.P 6.000,00
C – Financiamento a pagar L.P 24.000,00

Segundo alguns colegas, não se pode fazer lançamento múltiplo para essa compra, pois não podemos misturar compra com pagamento, teria que haver um lançamento do caixa a parte, onde os 35 mil ficaria tudo em financiamento a pagar.
E também não poderia colocar o financiamento com 12 parcelas a curto, teria que ser 24 parcelas a curto ( supondo que seja 1 de janeiro ).
Como você contabilizaria isso, e porque ?

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 08:09

Prezado Felipe,

A contabilização que você demonstrou está correta, a possibilidade de realizar lançamentos de múltiplas partidas é justamente para tais fins.

E sinceramente, nunca ouvi questionamento igual a esse, qual a norma contábil que impede de realizar tal procedimento, vejo isso, muito mais como um estilo de trabalho do que questão de base teórica.

At.
Marcos Vinicius

Felipe Castro dos Reis

Felipe Castro dos Reis

há 13 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 08:23

Prezado Marcos,

Para mim a contabilização esta correta.

Segundo um caro colega nosso, a contabilização tem que ser feita da seguinte forma:

D - Veiculo 35.000,00
C - Financiamento 35.000,00 (não vou separa o curto e longo)

Depois teria que haver um novo lançamento:

D - Financiamento 5.000,00
C - Caixa 5.000,00

Segundo ele não se pode misturar pagamento com compra, são coisas muito diferentes. Não entendo o porque, nem com a explicalção dele.

Mateus Calegare

Mateus Calegare

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Auditor
há 13 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 08:30

Concordo com os amigos, o lançamento está correto.

Uma vez também, que o segundo lançamento está incorreto, tendo em vista de que os 5.000,00 foram de entrada e não entraram no financiamento.

A vida é uma doença mortal e sexualmente transmissível.

Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.
Felipe Castro dos Reis

Felipe Castro dos Reis

há 13 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 09:05

Para mim essa contabilização é 100% correta.

Talvez ele fazo desse modo para não perde o historico do saldo, não sei disser ao certo.

Postei isso no forum, pois quem me falou isso foi um professor de Faculdade, e disse que lançamento multiplo para essa situação esta errada.

Mateus Calegare

Mateus Calegare

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Auditor
há 13 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 09:33

Peça a fundamentação a ele, e diga o que foi dito a você aqui, certamente ele voltará atrás na sua colocação.

A vida é uma doença mortal e sexualmente transmissível.

Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 11:14

O professor deve ter se equivocado. O lançamento esta correto, se não me engano é o de 3 formula

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade