x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.041

Paulo César

Paulo César

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2007 | 17:47

Boa tarde!

Solicito ajuda nesta situação:

Uma empresa adquiriu um veiculo para seu imobilizado, e locou este veículo por um período de 24 meses (consta no contrato a atividade de locação da empresa) com clausula de possibilidade de compra por um valor simbolico no final do contrato.
Com o termino do contrato o locador optou em ficar com o veiculo, a NF de saída deste bem pode ser emitida como doação? Pode ser pelo valor simbolico ou deverei depreciar o veiculo e emitir pelo valor atual do bem?
No meu ver a NF deveria ser de venda do imobilizado. Se for qual os impostos deverei recolher?

Desde já agradeço!!

Paulo César

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2007 | 22:52

Boa noite Paulo,

Ainda que a operação de locação com clausula de possibilidade de compras pelo valor simbólico (residual) se pareça com leasing na verdade não é porque a atividade de sua empresa não é a de arrendamento mercantil.

Face ao exposto, a operação de venda deve seguir as regras normais de venda de bens do Ativo Imobilizado, ou seja, a empresa deve apurar o ganho (ou a perda) de capital após aplicar as quotas de depreciação e baixar o bem pelo valor de custo.

A rigor se a empresa vende o veículo pelo "valor residual" considerando os valores já pagos pelo aluguel, deverá apurar perdas de capital, posto que este valor seja apenas simbólico e naturalmente menor que o valor contábil do veículo.

Havendo perdas de capital (prejuízos) não há que se falar em incidência de impostos, se houver ganho de capital (lucros) haverá a incidência de IRPJ a alíquota de 15% independentemente da sistemática de tributação a que se submete sua empresa.

É imperativo que entre em contato com advogado tributarista para examinar a "validade" deste tipo de operação que a rigor, mascara o chamado Leasing, ou arrendamento mercantil, principalmente se praticada com regularidade.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade