
Supervisão Contabil
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia, quando não houver sistema de custo integrado e coordenado com a contabilidade, os componentes do estoque deverão ser assim avaliados:
- os produtos acabados, em 70% do maior preço de venda no período de apuração, assim considerado o constante na nota fiscal - preço de venda - sem exclusão do ICMS; e
- os materiais em processamento, em 80% do valor dos produtos acabados, determinado na forma anterior, ou por uma vez e meia o maior custo das matérias-primas adquiridas no período de apuração.
(RIR/1999, art. 296; Parecer Normativo CST nº 14/1981; Parecere Normativo CST nº 6/1979).
Mas no caso de utilizar a margem de lucro da empresa para apurar o CMV quando a empresa não possui controle de estoques, tambem pode, correto?pois, segundo Art. 295 do RIR/99 os estoques existentes no encerramento do período de apuração poderão ser avaliados pelo custo médio ou o custo dos bens adquiridos ou produzidos mais recentemente (PEPS). Admite-se, ainda, a avaliação com base no preço de venda, subtraída a margem de lucro.
Agora qual forma de avaliação de estoques deve ser utilizado? as três formulas são válidas: PEPS, 70% produtos acabados e preço de venda subtraido da margem de lucro?
Grato