Cristiane Araujo Rocha
Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidadebom dia a todos.
podem me ajudar?
gostaria de saber como posso criar em um plano de contas
uma conta de PERD COMP compensação de pis e cofins
e no ativo ou no passivo?
respostas 4
acessos 1.019
Cristiane Araujo Rocha
Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidadebom dia a todos.
podem me ajudar?
gostaria de saber como posso criar em um plano de contas
uma conta de PERD COMP compensação de pis e cofins
e no ativo ou no passivo?
Humberto Dias
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa tarde Cristiane!!
Seria melhor vc criar uma conta de impostos a compensar ou PIS a compensar e COFINS a compensar do que uma conta chamada PERDCOMP, mas independentemente de sua escolha a sua criação deve-se colocar em uma conta de ativo pois representa um direito da empresa.
Att, Humberto
Priscila
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Não fica legal mesmo, criar uma conta no Plano de Contas com nome de PERD Comp! Seria o mesmo que criar uma conta por nome de DCTF e registrar todos os tributos nesta conta, sem observar sua essencia e natureza.
Por tanto, os créditos devem ser registrados de acordo com a sua ocorrencia, exemplo: Pis a recuperar, Cofins a recuperar, etc, escrever no histórico o motivo da ocorrencia, exemplo: pagamento a maior do Pis do mes XX/12, etc...
E quando compensar este imposto com algum débito, utilizar as contas cabiveis para esta operação, exemplo:
D - cofins a recolher
C - Cofins a recuperar
H - escrever o que está compensando, etc
A atualização da Selic do Perd comp também deve ser registrada na contabilidade, pode usar a conta de Juros Ativos e precisa oferecer À TRIBUTAÇÃO de CSLL E IRPJ.
Humberto Dias
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Bem colocada Priscila!
Cristiane Araujo Rocha
Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidadeobrigado agradeço a ajude de vcs.
tenha um bom dia
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade