x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 5.243

Dúvida sobre Fluxo de Caixa

Wesley Gomes da Silva

Wesley Gomes da Silva

Bronze DIVISÃO 3 , Gerente Controladoria
há 13 anos Segunda-Feira | 23 abril 2012 | 13:37

Gostaria, se possível, de tirar uma dúvida que não consegui encontrar no fórum.

Na DFC, sabe-se que é por regime de caixa, então como deve ser os lançamentos no que diz respeito aos cheques devolvidos e reapresentados?

Exemplo:

Se tenho uma receita a receber com cheque bom para 02/06. Se compenso este cheque apenas no dia 06/06, devo lançar, de acordo com o princípio de regime de caixa, a entrada da receita na minha DFC 02/06 ou 06/06?

Se esse cheque for devolvido por estar sem fundo, se o lançamento for dia 02/06, devo fazer o estorno na DFC ou lançar em alguma saída de caixa para abater no saldo e conciliar com o extrato bancário?

Agora se dois dias depois, o dinheiro pode ser compensado e eu reapresento o cheque, devo fazer uma menção para cheque reapresentado na DFC ou devo lançar, de acordo com regime de caixa, apenas quando o cheque realmente for compensado, ou seja, dois dias depois?

A minha dúvida, talvez, pode ser sintetizada da seguinte forma: Cheques são considerados como entrada e saída financeira, ou apenas os valores em contas bancárias disponíveis e moedas correntes (Apenas quando o cheque for compensado deve ser considerado financeiro e assim, entrar na DFC?).

Não sei se fui claro no meu questionamento, mas se alguém puder me orientar, desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade