x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.639

RODRIGO OTAVIO B.DA COSTA

Rodrigo Otavio B.da Costa

Bronze DIVISÃO 3 , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 23 abril 2012 | 17:15

Boa tarde!

Me surgiu uma duvida sobre depreciação e gostaria de saber se alguem poderia me ajudar.

tenho um bem imobilizado que a empresa comprou aproximadamente dois anos e nao esta mais na garantia porem o bem parou de funcionar e colocaram uma peça nova no bem no valor de mais ou menos 10.000,00 reais eu posso depreciar essa peça separadamente do bem ou lançço essa peça como despesas?


grato,

Luís Paulo S. Melo

Luís Paulo S. Melo

Bronze DIVISÃO 5 , Bancário(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 23 abril 2012 | 20:23

BOa Noite Rodrigo Otavio,
Não importa se a maquina esta funcionado ou não a depreciação deve ser realizada. E a peça deve Não pode ser depreciada separadamente, pois ela comopõem o equipamento (se fosse feito isso seria uma dupla depreciação) essa peça pode ser lancada com despesa de Manutenção de equipamentos, por Ex.

Luís Paulo S. Melo
Grad. em Ciências Contábeis
Paulo Cleomar Araujo

Paulo Cleomar Araujo

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 00:48

Colegas,

Estou entendendo tratar-se de peça de reposição. Neste caso não deve ser imobilizado e sim tratado como despesa de manutenção de equipamento.

Isto se a peça comprada simplesmente vai substituir uma existente anteriormente, sem aumento da vida útil, mas simplesmente repondo o que já existia.

Entendo também que se o equipamento não está funcionando ele não deprecia. Dese ser suspensa a depreciação até que ele volte a produzir ou no caso de não ser de interesse que ele volte a produzir, deve ser dada a baixa do mesmo

Aassim eu entendo,

Paulo Cleomar Araujo
Pca - Contabilidade do Terceiro Setor
https://www.pcabh.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade