x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.764

Essência sobre a forma - Princípio da Entidade

Helio Elson de Sousa Junior

Helio Elson de Sousa Junior

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 14 anos Sábado | 28 abril 2012 | 01:53

Tenho muitas dúvidas a respeito do princípio da entidade em relação a implicação de ideia da "Essência Sobre a Forma".

O que entendo é que se houve alguma compra em nome da empresa, porém claramente designada a uso pessoal do sócio, o correto é proceder como uma distribuição de lucros ou empréstimo ao sócio, porém, na situação inversa mora minha dúvida.

Se tenho o pagamento de algo em nome do sócio, porém que está ligado à atividade da empresa, devo considerá-lo como despesa da empresa?

Exemplo: Se tenho um contabilista que trabalha somente para uma única entidade, devidamente registrado e a entidade paga sua anuidade do CRC, tal despesa é considerada da entidade.

Caso o sócio seja o executor do serviço e a empresa paga sua anuidade para o órgão competente, o simples fato dele ser sócio e não empregado já caracteriza isto como uma despesa pessoal e não da empresa?

Espero ter sido claro.

Muito obrigado!

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 30 abril 2012 | 08:52

Se tenho um contabilista que trabalha somente para uma única entidade, devidamente registrado e a entidade paga sua anuidade do CRC, tal despesa é considerada da entidade.

Não, o que é despesas para entidade é o valor de honorarios que o contador cobra. A anuidade é despesa do contador.

Caso o sócio seja o executor do serviço e a empresa paga sua anuidade para o órgão competente, o simples fato dele ser sócio e não empregado já caracteriza isto como uma despesa pessoal e não da empresa?

Sim, é despesa do sócio e não da empresa.
Nesses dois casos o que deve ser levado em consideração é o principio da entidade. O principio da essência sobre a Forma preconiza que quando houver discrepância entre a forma jurídica de uma operação a ser contabilizada e a sua essência, a Contabilidade deverá privilegiar a essência sobre a forma(isso quando se tratar de valores referentes as operações da empresa).

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies