x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.680

Ajuda Conceito Contabil

DENIS LUIS KLOSOVSKI

Denis Luis Klosovski

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 4 maio 2012 | 14:22

Com relação ao método de partidas dobradas:

O Debito corresponde a aplicação do valor ou onde o dinheiro é investido, e o credito corresponde a origem do valor ou a fonte do dinheiro.

Essa afirmativa é correta??

Cleber Zulian

Cleber Zulian

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Informática
há 12 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 09:28

Senhores.
Não sou da àrea, mas cheguei algumas conclusões. Por favor me ajudem a valida-las pois as mesmas são muito importantes para mim.
1- Receitas e Despesas, são contas de resultado, por tanto ocorrem independentemente de Entrar ou Sair "Dinheiro".
2- Ativo e Passivo, são contas que na competência montam saldo, e no momento da baixa(caixa) diminuem seu saldo.
Se estas 2 conclusões estiverem certas, é correto afirmar que:
-Sempre que quiser ver resultado analiso as contas (receita x Despesas).
-Sempre q quiser ver um fluxo de caixa por exemplo, ou ainda rastrear meu dinheiro ou ainda justificar meu caixa, analiso as contas patrimoniais(ativo e passivo).
-Sempre que houver na contabilidade um D- Clientes, significa que houve uma provisão e uma despesa no grupo de despesas e sempre q houver um C- Clientes, significa que houve um recebimento do mesmo, mas não mecheu na minha receita.
Aguardo esclarecimentos.
Obrigado.

Rafael Henrique Pereira

Rafael Henrique Pereira

Bronze DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 21:32

Com relação ao método de partidas dobradas:

O Debito corresponde a aplicação do valor ou onde o dinheiro é investido, e o credito corresponde a origem do valor ou a fonte do dinheiro.

Essa afirmativa é correta??

Errado,

Neste caso não seria débitos e créditos, e sim ativo e passivo.

O passivo é a origem do recurso, o ativo é a aplicação do recurso

Os débitos e créditos serão efeutados de acordo com a situação.

Ex: compra de uma mercadoria para revenda
Credita - Fornecedores (passivo-"origem da mercadoria")
Debita - Estoque (ativo -"aplicação da mercadoria")

Espero ter ajudado!

__
Rafael Pereira 
Coordenador Contábil | IFRS | Liderança e Desenvolvimento de Equipes | Otimização de Processos Contábeis | CRC
Rafael Henrique Pereira

Rafael Henrique Pereira

Bronze DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 21:37

Sempre que houver na contabilidade um D- Clientes, significa que houve uma provisão e uma despesa no grupo de despesas

Sua lógica está correta a não ser pela citação acima, o correto seria:

Sempre que houver na contabilidade um D- Clientes, significa que houve uma provisão e um C-receita(não na despesa)

sempre q houver um C- Clientes, significa que houve um recebimento do mesmo, mas não mecheu na minha receita.

Cuidado, nem todo crédito no cliente seria um recebimento, podem haver impostos ou descontos deduzindo o valor da nota :)

Espero ter esclarecido :)

__
Rafael Pereira 
Coordenador Contábil | IFRS | Liderança e Desenvolvimento de Equipes | Otimização de Processos Contábeis | CRC
Cleber Zulian

Cleber Zulian

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Informática
há 12 anos Sábado | 13 outubro 2012 | 08:14

Rafael Ajudou Muito. é bem o caminho q estava seguindo. Na verdade esse questionamento era só o começo.
Trabalho em uma empresa que desenvolve sist. para àrea rural. Onde a principal preocupação do povo é apurar o Imposto de Renda da Atividade Rural. O mesmo é apurado no final do ano, e fui orientado a desenvolver uma apuração encima das Receitas x Despesas por regime de caixa.
Mas... no regime de caixa só tenho as contas no meu ativo e passivo.
Portanto, Seguindo a lógica que citei na primeira mensagem:
Data da Nota:
C- Venda Soja (receita)
D- Venda Soja(esta conta estaria no meu passivo, tipo Clientes diversos)
No momento do recebimento:
D- caixa/banco
C- Venda Soja(esta conta estaria no meu passivo, tipo Clientes diversos).
Para apurar o Imposto de renda do produtor rural, consideraria o valor de Créditos da Conta Cliente diversos no passivo. Apenas chamaria de "Venda de soja" ao invés de "Clientes diversos" porque os produtores querem saber melhor a origem ou destino do dinheiro.
Estou certo?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade