x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.001

Regime de Competência

Evandro Alves de Morais

Evandro Alves de Morais

Bronze DIVISÃO 4 , Micro-Empresário
há 14 anos Segunda-Feira | 14 maio 2012 | 10:25

Ótimo Dia à Todos (as).

Aluguel de Imóvel.

O período acordado entre locatário e locador inicia-se em 25 de um determinado mês. O pagamento será no dia 25 do mês subsequente, somando-se 30 dias. Em qual período devo contabilizar a despesa de locação, no mês em que tenho apenas 5 dias ou no mês que tenho 25 dias de utilização do imóvel ? Agradeço antecipadamente a atenção de todos (as).

Evandro Morais

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 14 maio 2012 | 19:25

Boa noite, Evandro Alves de Morais

O primeiro passo é analisar o Art. 9º da Resolução CFC 750/1993 com redação dada pela Resolução CFC 1.282/2010 , especialmente no tocante ao Princípio de Competência:

Art. 9º. O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

Por favor, informe-nos o dia de vencimento do aluguel, e se é no sistema de mês vencido ou mês a vencer para que lhe seja apresentada uma resposta conclusiva.

Saudações

Ricardo C. Gimenez
Contador | CRC Ativo desde 1995
Professor de Matemática
Autor de análises e estudos técnicos publicados em Procedimentos Contábeis
Evandro Alves de Morais

Evandro Alves de Morais

Bronze DIVISÃO 4 , Micro-Empresário
há 14 anos Quarta-Feira | 16 maio 2012 | 07:45

Ótimo Dia Prezados.

Primeiramente, muito grato pelas respostas e colaboração.

Complementando o questionamento caro Ricardo, os alugueis vencem todo dia 25 de cada mês e o tratado entre as partes, é de mês vencido.

Novamente muito grato e um forte abraço a vocês.

PS.: Me perdoem a demora do retorno.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies