x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 3.140

Marcus Vinícius Moraes Davanço

Marcus Vinícius Moraes Davanço

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 15:54

Caros colegas, boa tarde!

Estive observando outros tópicos, mas infelizmente não encontrei nenhuma solução para um caso com o qual me deparei recentemente... Trata-se de uma importação onde foi emitida uma nota fiscal (logo a mercadoria deve entrar no estoque, gerar PIS, COFINS, ICMS...) antes mesmo da mercadoria ter sido desembaraçada. Assim sendo, alguém saberia me dizer como ficaria a contabilização nesta situação? Devo contabilizar os custos de importação? Desde já agradeço por sua colaboração.

Att.
Marcus Davanço

Willian Sanches

Willian Sanches

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 6 junho 2012 | 13:13

Bom dia Marcus Vinícius.

A Primeira Nota fiscal é o espelho da Declaração de Importação, sendo que o valor do produto é formado pelo valor da invoce, somado com I.I, IPI (se houver), Sicomex, e outros. Logo vêm os valores dos outros impostos e taxas (ICMS, PIS, COFINS e CAPATAZIA) compondo o valor total da NF.

Os impostos que são recuperáveis não entram no custo da importação conforme e NBC TG 1000 seção 13 e CPC 16 item 11.

Contabilização:

01 – Pagamento dos Impostos, taxas e outros.

D – IPI a recuperar.
D – ICMS a recuperar.
D – PIS a recuperar.
D – COFINS a recuperar.
D – Importação em Andamento
C – Banco.

02 – Invoice.

D – Importação em Andamento.
C – Fornecedores de Importação ou Banco

03 – Entradas no Estoque

D – Estoque.
C – Importação em Andamento

Sem mais.

Willian Sanches S. Barroso
DAIANA DA SILVA

Daiana da Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Encarregado(a)
há 12 anos Terça-Feira | 30 outubro 2012 | 17:46

Colegas, eu tenho uma empresa de Lucro presumido construtora que quer trocar sua atividade para comercio de vestuário e quer importar, da Alteração contratual tudo certo, mas preciso de ajuda referente a Importação:

Vou precisar de registro no radar?
Quais impostos que deverei pagar na importação?
Quando se paga na importação preciso pagar novamente na saída?
Como lucro presumido quais as obrigações que a empresa terá?
Nota fiscal Eletrônica Também?

Renato Jr. Oliveira

Renato Jr. Oliveira

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 6 abril 2013 | 19:00

Boa noite, colegas do fórum!

Tenho uma duvida em relação a processo de importação. "Quando o valor da invoice tiver um valor total a pagar de UU$ 100.000,00 e o valor do cambio que foi pago foi de UU$ 90.000,00. isso devido a parte dos produtos (UU$ 10.00,00) terem vindo gratuitamente. Desta forma a variação cambial sera muito alta, pois pagou um valor bem menor em relação a invoice. Não sei se é correto lançar essa variação muito alta? ou eu tenho que fazer um lançamento a parte, desses produtos que não foram incluidos na quitação do cambio? Não sei o lançamento a proceder.
Por favor me informem o que fazer.

LEOCILDO ALMEIDA DOS SANTOS

Leocildo Almeida dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 23 abril 2013 | 00:34

Boa Noite, Alguém pode me ajudar?

No ato do registro da importação na contabilidade, pelo qual foi debitado importações em andamento e creditado fornecedor exterior até a emissão da nota fiscal, minha pegunta é: Sofrerá variação cambial na conta de importações em andamento nesse intervalo de tempo, do registro da importação até a chegada do material através da nota fiscal?

Leocildo dos Santos
Analista Contábil
(092) 9270-8805
(092) 8171-5630

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade