Lucas Frata Guzzo
Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente ContabilidadeBoa noite,
Trabalho em uma vinicola, com isso faço o ativo da mesma se tiver alguém nesta área para trocarmos algumas idéias.
Bento Gonçalves, RS
respostas 15
acessos 4.329
Lucas Frata Guzzo
Trabalho em uma vinicola, com isso faço o ativo da mesma se tiver alguém nesta área para trocarmos algumas idéias.
Lucas Frata Guzzo
Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente ContabilidadeTenho algumas dúvidas sobre ativos biológicos, se alguém puder me ajudar.
Supervisão Contabil
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia, De acordo com o art. 301 do RIR/1999, não precisa ser registrado no Ativo Imobilizado para posterior depreciação, podendo ser lançado diretamente para despesa, o custo de aquisição de:
a) bens cujo prazo de vida útil não ultrapasse o período de um ano, qualquer que seja o seu custo de aquisição;
b) bens cujo custo unitário de aquisição não seja superior a R$ 326,61, ainda que o prazo de vida útil seja superior a um ano, exceto:
b.1) bens que, unitariamente considerados, não tenham condições de prestar utilidade à empresa adquirente, como materiais de construção, por exemplo (Parecer Normativo CST nº 100/1978);
b.2) bens utilizados na exploração de atividade que requeira o emprego concomitante de um conjunto desses bens, tais como (Parecer Normativo CST nº 20/1980):
b.2.1) engradados, vasilhames e barris utilizados por empresas distribuidoras de águas minerais, refrigerantes, cervejas e chopes;
b.2.2) cadeiras utilizadas por empresas de diversões públicas em cinemas e teatros;
b.2.3) botijões de gás usados por distribuidoras de gás liqüefeito de petróleo;
c) fôrmas para calçados, facas e matrizes (moldes) para confecção de partes de calçados, utilizadas pelas indústrias calçadistas (Instrução Normativa SRF nº 104/1987);
d) louças e guarnições de cama, mesa e banho utilizadas por empresas que exploram serviços de hotelaria, restaurantes e atividades similares (Instrução Normativa SRF nº 122/1989).
Se não se enquadrar nessass hipoteses deverá ser ativado.
Alflen
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista FiscalOlá, complementando o que o nosso colega falou, voce pode também fazer a leitura do CPC 29 - ATIVO BIOLÓGICO E PRODUTO AGRÍCOLA, no site: http://www.cpc.org.br/mostraOrientacao.php?id=45, lá voce vai encontrar bastante informação, desde depreciação, venda, baixa.
Lucas Frata Guzzo
A empresa onde trabalho adquiriu uma área de terras para implantação de parreirais, dentro da área existe uma pedreira em exploração legal, porém está pedreira não consta na escritura da terra, como faço para lançar a pedreira no ativo ? Se alguém puder me ajudar, obrigado!
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial , Contador(a)Olá Diogo!
Nunca trabalhei com vinícolas, mas parece ser uma área bem interessante.
Qualquer coisa a gente pode conversar.
att
Lucas Frata Guzzo
Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente ContabilidadeBoa tarde, Paulo
Se você puder responder minha pergunta sobre a pedreira, muito obrigado.
Lucas Frata Guzzo
Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente ContabilidadeBoa noite, estou com uma dúvida a respeito de uma baixa de um veiculo por venda.
O veículo foi adiquirido por R$ 18.500,00, está todo depreciado, ou seja, depreciação acumulada R$ 18.500,00 e o valor de venda R$ 9.900,00. Tenho dúvidas quanto aos lançamentos, como lançar ganho de capital e como fica os impostos, sendo que a empresa é de Lucro Real ?
Se alguém puder me ajudar, obrigado !
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial , Contador(a)Bom dia Diogo.
Qual é a pergunta?
Rogerio de Souza Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeDiogo,
Eu entendo que esta venda é toda ganho de capital, que deverá incorporar à receita da empresa para fins de imposto de renda e contribuição social, com referência PIS e Cofins, esta receita é isenta.
Um abraço ,
Lucas Frata Guzzo
Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente ContabilidadeBoa tarde,
Como fica os lançamentos contábeis referente a está venda ,com ganho de capital e impostos ?
Camila Lima
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeBoa Tarde!
Pessoal,
Tenho uma duvida quanto a classificação de uma NF no valor de R$ 56.000,000, essa NF refere-se á uma cobertura para uma quadra de esportes. A empresa tomadora é sem fins lucrativos, sendo assim eu devo contabilizar como ativo ou seria uma despesa?
Desde já agradeço!
Eduardo Lara Moreria de Souza
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Boa tarde Camila,
Mesmo a empresa sendo sem fins lucrativos ela deve registrar esse valor no ativo imobilizado normalmente.
Rogerio de Souza Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeEduardo,
Independentemente de ter fins lucrativos ou não, a empresa ou entidade deve registrar os seus ativos(inclusive imobilizado)na contabilidade para fins de demonstrações junto a entidades ou até mesmo aos sócios ou filiados.
Um abraço,
Eduardo Lara Moreria de Souza
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Foi exatamente o que afirmei Rogerio, que ela deve registrar esse ativo imobilizado normalmente.
Abraço.
Camila Lima
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeBoa Tarde!
Eduardo, muito obrigada! Ajudou muito!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade