x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.304

Transferência de Saldos Filial para Matriz

Diego Cristiano da Rosa

Diego Cristiano da Rosa

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 31 maio 2012 | 11:02

Olá pessoal, pesquisei muito antes de postar essa dúvida e não encontrei resposta que atendam à minha dúvida.

Uma empresa possui matriz e filial, no entanto a filial está sendo baixada. Na referida filial ficaram saldos de clientes (duplicatas a receber). Gostaria de saber a maneira correta de transferir estes saldo de clientes para a matriz?

Diego Cristiano da Rosa
PRESTSERV CONTABILIDADE
Secretário da Associação dos Contabilistas de Capão da Canoa - ASCON

"QUE EU NUNCA PASSE PELA VERGONHA DE ME ACOMODAR."
RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 31 maio 2012 | 15:50

Boa Tarde, Diego Cristiano da Rosa.

1)Via de regra, a Contabilidade é centralizada na Matriz; desta forma no Plano de Contas vc tem entre outras, contas a receber da Matriz e contas a receber da Filial.

2) Pelo encerrramento da Filial, no seu caso, vc poderá definir entre duas opções:
a) Manter a contas a receber separadamente o que representa a Matriz e o que representa a (ex) Filial; ou
b) Transferir o saldo da conta da (ex) Filial para a conta da Matriz,e a partir daí manter o controle de seus valores a receber.

Portanto, em minha opinião, por uma questão de controle e administração das contas a receber sugiro manter as conta separadas por Matriz e da Filial - esta até o recebimento final dos seus créditos.

Note que não há nenhum conflito fiscal e nem legal nestes procedimentos, nem conflitam com as novas normas internacionais de contabilidade (IFSB).

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade