x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 6.215

Estoque de Mercadorias

Fernando Bianki

Fernando Bianki

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 11:54

Bom Dia Pessoal

Estou com um problemas na parte de estoque,
tenho uma empresa que vende baterias de carros, e que tambem presta serviços
de troca de bateria, entao o cliente compra e troca o produto so que a bateria velha fica na empresa
e depois ele revende essa baterias "velhas" como sucata ... como devo fazer esse lançamento pois é uma saida da empresa de baterias so que na nota fiscal que vem é uma de entrada da compradora (Destinatario)

att

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 18:25

Olá Fernando!

Está um pouco confusa sua explanação, não entendi se as baterias usadas são emitidas notas ou não!

Mas, neste caso mesmo que seja por troca (permita), a empresa deve emitir nota fiscal de entrada, pois é uma compra, com isso faz a entrada no estoque.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Fernando Bianki

Fernando Bianki

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 20:40

Ola Gilberto

Desculpa nao consegui me expressar direito, sou novo nessa area de contabilidade,
Mas sim é emitido nota fiscal, no entando fica minha duvida, pois é uma saida da empresa (vendedora de baterias) so que a nota fiscal é uma entarada da empresa destinataria ( que compra as baterias) nao deveria ser um nota de saida da empresa que vende as mercadorias (baterias)
pesquisei sobre esse assunto e vi que essa mercadorias sao tratadas como sucada e que tem um tratamento diferenciado porem nao sei com lançar tando nos livros de saida como na contabilidade

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 08:26

Bom dia Fernando!

Quanto ao estoque, estas baterias irão compor normalmente, o que poderá ser feito é a divisão em sub títulos: Mercadorias Para Revenda Novos, Usados, Sucatas.

Enfim, a classificação pode ser feita de forma a demonstrar os grupos de mercadorias existentes.

Na contabilidade irá apresentar a totalização do valor do Estoque.

Quanto à entrada e saída já dissemos acima, devem ser emitidas notas de compra (entrada) quando se adquire de pessoa física e as saídas como revenda normalmente.

Agora, a tributação nas saídas que você precisa pesquisar aí no Rio G. do Sul, porque tem um tratamento diferenciado, aqui em São Paulo esta saída é isenta:

RICMS 2000 - Atualizado até o Decreto 58.090, de 29-05-2012

ANEXO I - ISENÇÕES

(isenções a que se refere o artigo 8º deste regulamento)

Artigo 119 (PILHAS E BATERIAS USADAS) - Saída de pilhas e baterias usadas, após seu esgotamento energético, que contenham em sua composição chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, com a finalidade de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequada (Convênio ICMS-27/05). (Artigo acrescentado pelo Decreto 49.709 de 23-06-2005; DOE 24-06-2005; efeitos a partir de 25-04-2005)

§ 1° - Não se exigirá o estorno do crédito do imposto relativo às mercadorias beneficiadas com esta isenção.

§ 2° - Para efeito do disposto no "caput", o estabelecimento destinatário deverá:

1 - emitir, diariamente, Nota fiscal para documentar o recebimento de pilhas e baterias, quando o remetente não for contribuinte obrigado à emissão de documento fiscal, consignando no campo "Informações Complementares" a seguinte expressão: "Produtos usados isentos do ICMS nos termos do artigo 119 do Anexo I do RICMS";

2 - emitir Nota fiscal para documentar a remessa dos produtos coletados aos respectivos fabricantes ou importadores ou a terceiros repassadores, consignando no campo "Informações Complementares" a seguinte expressão: "Produtos usados isentos do ICMS nos termos do artigo 119 do Anexo I do RICMS".

NOTA - V. PORTARIA CAT - 47/05, de 14/06/2005. Dispensa a emissão de Nota Fiscal relativa à coleta, armazenagem e remessa de baterias usadas de telefone celular promovidas por intermédio da SPVS - Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental.
Fonte: info.fazenda.sp.gov.br

Creio que todos os Estados devem contemplar tratamento similar.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
VILMA SALES

Vilma Sales

Iniciante DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 23:04

Boa noite, gostaria de uma super ajuda, de saber como procede o pedido de estorno/compesação ou restituição dos impostos IPI,PIS/PASEP e COFINS e ICMS, dos produtos que serão destruidos por estarem deteriorados, avariados que os tornaram improprios para a comercialização.
Já sei que tenho que fazer uma petição para a RFB requerendo a presença de um fiscal para acompanhar a destruição do produto, apos a destruição o fiscal atesta que de fato foram destruidos. E depois...a parte da escrituação fiscal??? como se faz??? Qual o código de baixa na emissão da nota de custo e da baixa do estoque?

Atenciosamente.

Muitissimo obrigada.

VILMA SALES

Vilma Sales

Iniciante DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 23:07

Pesquisei algumas coisas e vi que em SP a CAT47 de 10/07/2003 não permite o lançamento do CFOP5927 para dar baixa no estoque, e qual que seria usado no caso de quebra e perda de estoque em que as mercaodrias serão destruida? Não entendi, o artigo proibe, mas não dispõe de outro forma?? me ajude, nessa area.

Grata

Vilma

leandro cardoso da silva

Leandro Cardoso da Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a) Materiais
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 11:26

Bom dia.
Com a entrada do SPED, ficou meio confuso pra mim. E resolvei fazer um curso rápido de Contabilidade e Escrituração Fiscal.
Também tive um palestra de SPED.
A minha dúvida é a seguinte. Toda Movimentação feita no estoque, ela tem quer feita individualmente ou posso fazer a movimentação do Estoque no final do mês, do total que saiu ou entrou no Estoque.
Essas movimentações também estão inclusas EPI´s.
O que isso reflete pra mim no SPED FISCAL.
Gostaria de uma orientação.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 15:09

Olá Leandro!

Para maior segurança da empresa, o ideal é ter um sistema que possa controlar a movimentação diária por itens das entradas e saídas, onde por consequência irá demonstrar diariamente o saldo de estoques.

Digo isso porque o SPED FISCAL tem as informações das entradas e saídas pelos itens que compoe as notas fiscais e com isso a apuração do estoque fica mais fácil de ser levantado pelo Fisco.

Mas a obrigação do Livro de Inventário permanece nas mesmas datas que eram feitas anteriormente pela empresa, mensal, trimestral ou anual.

VERA LUCIA

Vera Lucia

Bronze DIVISÃO 5 , Encarregado(a) Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 14:51

Boa tarde,

Para fazer o levantamento do estoque de mercadorias de um restaurantes, os produtos pereciveis, como por exemplo, carnes em geral, o picole, entre no estoque?

Aguardo e agradeço atenção dispensada.

Abrs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade