x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 2.083

O que fazer c/ isso?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2007 | 21:12

Boa noite Jéssica,

O tempo de guarda dos documentos pode variar de 2 anos até indeterminadamente, dependendo do tipo de documentos e de legislação própria do órgão "interessado".

No link http://www.arqdigital.com.br/basetempo.htm você encontrará um resumo dos principais documentos e o tempo de guarda exigido.

Sua mensagem postada em duplicidade no tópico "Sobre o Portal Contábeis" foi deletada em obediência ao "Item 7" das "Regras do Fórum" cujo teor você encontrará aqui: https://www.contabeis.com.br/forum/ler_topico.asp?id=1

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2007 | 20:48

Boa noite Jéssica,

Depois de decorrido o prazo orbigatório para guarda conforme consta do link que enviei, a empresa poderá icinerar os documentos.

No entanto é aconselhável que se guarde ainda pelo menos até que a empresa seja fiscalizada caso não tenha sido até então.

...

Lydia Barbosa Alves

Lydia Barbosa Alves

Iniciante DIVISÃO 4 , Estagiário(a)
há 17 anos Domingo | 9 setembro 2007 | 15:21

Jéssica, eu sugiro que você contabilize os documentos e envie de volta para o cliente se o seu problema for espaço físico. E oriente-o para guardar os documentos por no mínimo 5 anos, pois sempre vejo a Receita Federal solicitar o comprovante de entrega de Declarações de Imposto de Renda e de impostos de 5 anos pra trás... Algumas empresas de contabilidade/clientes já contratam também empresas especializadas em guardar esses documentos. Extraviar documentos? Está fora de cogitação, guardar os documentos sempre e outra, nunca se sabe quando precisaremos deles.

JÉSSICA EDUARDA HACKMANN CHERVENCOW

Jéssica Eduarda Hackmann Chervencow

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Escritório
há 17 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2007 | 14:27

Obrigada Lydia...
Mais o que eu quis dizer com "documentos extraviados"
é que por quanto podem ser guardados... O extravio foi uma forma de me expressar melhor...
E também a maioria dos clientes é que somem sem dar satisfação nenhuma por esse motivo que gostaria de saber isso... Para depois se um dia o cliente aparecer qual é a minha segurança em relação a documentação? Que por acaso acontecer alguma coisa em relação a documentação? Isso pode me prejudicar em algo?

Lydia Barbosa Alves

Lydia Barbosa Alves

Iniciante DIVISÃO 4 , Estagiário(a)
há 17 anos Domingo | 21 outubro 2007 | 10:57

Ah... agora entendi...
Bom... Toda vez que um documento for entregue para o cliente, você terá que fazer um protocolo (guarde o muito bem). Depois se o cliente perder o documento, por algum motivo o documento sumir, se faz necessário a publicação de anuncio (edital de extravio - por 5 dias consecutivos em um jornal de grande circulação, mencionar quais e em que data, nome da empresa, etc e informar que não se resposabiliza pelos uso indevido dos mesmos), acho que também poderá ser formalizado através de um boletim de ocorrência, e a empresa terá que guardar esses jornais caso apareca algum documento indevidamente utilizado.
O tempo de guarda é de 05 anos (pelo seu cliente)
Os escritórios de contabilidade geralmente não dispõe de muito espaço físico devolvendo os documentos geralmente no ano subsquente (documentos fiscais e contábeis), bem como livros impressos).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: