Luciane
Iniciante DIVISÃO 1 , Não InformadoPrezados,
Estou com o seguinte caso e solicito uma opinião da melhor forma para resolver o problema:
Tenho uma empresa cadastrada no Simples desde 2009 e desde então faço transferência de valores do PJ para PF sem qualquer tratamento contábil. Ou seja, está tudo irregular, pois não tive qq orientação a respeito do contador e preciso regularizar.
Verifiquei neste fórum que o correto seria fazer a previsão de lucro para ser distribuído ao sócio sem incidência de imposto.
No entanto, agora estou precisando do recurso no PJ que foi transferido para PF.
Pensei nas seguintes soluções:
1 - Tratamento via empréstimo (contrato de mútuo) para devolução do recurso nesse ano de volta para o PJ. No entanto, já se passaram alguns anos e não foi feito o recolhimento do IOF, que deveria ter sido na época do empréstimo. Nesse caso, teria que pagar multa pelo recolhimento em atraso? Qual o valor total incluindo o IOF devido?
2 - Distribuição de lucros. Nesse caso, não tenho como devolver o dinheiro para PJ. Como fazer para devolver o dinheiro para o PJ?
Preciso muito regularizar isso, pois estou passível de cair na malha da receita.
Agradeço desde já.