x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.020

Transferência Indevida PJ para PF

Luciane

Luciane

Iniciante DIVISÃO 1 , Não Informado
há 12 anos Sábado | 23 junho 2012 | 23:26

Prezados,

Estou com o seguinte caso e solicito uma opinião da melhor forma para resolver o problema:

Tenho uma empresa cadastrada no Simples desde 2009 e desde então faço transferência de valores do PJ para PF sem qualquer tratamento contábil. Ou seja, está tudo irregular, pois não tive qq orientação a respeito do contador e preciso regularizar.
Verifiquei neste fórum que o correto seria fazer a previsão de lucro para ser distribuído ao sócio sem incidência de imposto.
No entanto, agora estou precisando do recurso no PJ que foi transferido para PF.

Pensei nas seguintes soluções:

1 - Tratamento via empréstimo (contrato de mútuo) para devolução do recurso nesse ano de volta para o PJ. No entanto, já se passaram alguns anos e não foi feito o recolhimento do IOF, que deveria ter sido na época do empréstimo. Nesse caso, teria que pagar multa pelo recolhimento em atraso? Qual o valor total incluindo o IOF devido?

2 - Distribuição de lucros. Nesse caso, não tenho como devolver o dinheiro para PJ. Como fazer para devolver o dinheiro para o PJ?

Preciso muito regularizar isso, pois estou passível de cair na malha da receita.

Agradeço desde já.

Danilo Alexandre Ribeiro da Silva

Danilo Alexandre Ribeiro da Silva

Bronze DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Fiscal
há 12 anos Domingo | 24 junho 2012 | 16:37

Luciane boa tarde,

Acredito que o melhor caminho, seria a distribuição de lucros, de forma antecipada, uma conta redutora do patrimônio Líquido, no final do exercício o lucro apurado será compensado com as antecipações feitas ao longo do ano, agora, se a empresa apurar prejuízo então os valores antecipados não poderão ser lucros, talvez pró-labore, tributando o INSS e IRRF, porém afetaria o resultado, ou ainda na forma de Empréstimo, conforme já dito por você, tributando o IOF, a devolução do empréstimo pode ser através de depósito na conta da PJ, acrescido de juros.Não sei com exatidão a atual alíquota deste imposto, peço que dê uma olhada no site rfb e nas normas atuais http://www.receita.fazenda.gov.br/aliquotas/ImpCreSegCamb.ht

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Domingo | 24 junho 2012 | 16:51

Luciane, boa tarde.

Sugiro entrar em contato com o contador da sua empresa, pois os procedimentos por voce citados estão equivocados e em desacordo com as normas contábeis.

Estranho a ausência de "tratamento contábil" para tais operações, já que tal irregularidade seria facilmente detectada na mera conciliação do extrato pela contabilidade, o que parece, não está ocorrendo, ou se está, com precariedade.

Não assuma para voce riscos que podem e devem ser evitados diante de soluções que poderão tapar buracos num primeiro momento. Atenha-se á uma prática confiável, padrão e que esteja de acordo com as normas legais.

Procure encurtar o caminho entre a empresa em que trabalha e o contador.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
moderador.forumcontabeis@gmail.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: