x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 5.865

Contabilizar taxas pagas que serão ressarcidas

Carlos Alexandre Martins de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 2 julho 2012 | 13:50

Olá a todos. Gostaria de saber a maneira correta de contabilizar taxas pagas para clientes que são ressarcidas posteriormente. Essas taxas são, na maioria, vinculadas a prefeituras como: Uso do Solo, Licença Ambiental, entre outras.

Fui orientado a lançar diretamente as taxas pagas na conta Taxas e Emolumentos (CR), tanto para debitar quando as mesmas são pagas, quanto para creditar quando são ressarcidas.

Mas não creio que seja a maneira correta. Gostaria da ajuda de vocês.

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 12 anos Segunda-Feira | 2 julho 2012 | 15:37

Ola Carlos, Voce so pode contabilizar documentos em nome da empresa, se sua empresa presta serviços para outra, então ela te ressarci o valor e voce lhe entrega os comprovantes para contabilidade dela. att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 2 julho 2012 | 15:55

Obrigado pelo resposta Jose Cisso. Mas como essas taxas foram pagas pela empresa, utilizando de contas bancárias para isso, como tenho que fazer?

Mesmo sendo de outra empresa essas taxas, tenho que demonstrar a saída e, posteriormente, a entrada de dinheiro da conta da empresa, correto?

Antônio Carlos

Antônio Carlos

Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a) Jurídico
há 12 anos Segunda-Feira | 2 julho 2012 | 16:01

Olá Carlos,

O que o colega José lhe apresenta como solução está perfeitamente correta, mas no seu caso eu abriria uma conta de adiantamento para estes clientes (passivo), e por ocasião do reembolso você zera esta conta e a documentação de fato tem que ser uma despesa da empresa que na verdade deveria pagar estas taxas pagas por você.

Com isso você resolve a questão da contabilização e ainda mantem atualizado o seu conta correntes de adiantamentos, pois saberá sempre quem "falta" pagar.

Espero ter ajudado.

Att.

"Não fazemos o que é fácil e sim o que é correto, porque o que é fácil muitos fazem, o correto, poucos!"

PLANEJAMENTO E REDUÇÃO TRIBUTÁRIA

SAIBA COMO ECONOMIZAR EM TRIBUTOS - FALE CONOSCO.

https://www.projectbusiness.com.br
https://www.novotempo.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade