x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.092

distrib.lucros e saldo caixa

VANIA LUCIA BARBOSA

Vania Lucia Barbosa

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 28 agosto 2007 | 19:17

Um sócio de duas empresas (atualmente ambas no Simples). A empresa A tem saldo de lucros acumulados no Balanço de 1996, que poderiam ser distribuidos c/isenção de IR mas não tem saldo de Caixa para tanto, ao passo que a empresa B tem saldo de Caixa suficiente mas não tem saldo de lucros acumulados de 96 a distribuir. A empresa B pode emprestar o dinheiro para a empresa A fazer o pagamento dos lucros? O sócio é majoritário em ambas.Grata Vania Lucia.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2007 | 22:17

Boa noite Vania,

Como apropriadamente colocou o Vítor, nada impede que a empresa "A" tome dinheiro emprestado da empresa "B", desde que seja celebrado entre ambas um Contrato de Mútuo.

No entanto, isto significaria onerar ambas posto que a empresa "A" deverá ter caixa bastante para pagar o empréstimo contraído com a empresa "B" acrescido de juros e IOF conforme determina a legislação. Por outro lado a empresa "B" terá de reconhecer a receita dos juros ativos e conseqüentemente, pagar os impostos sobre os mesmos.

Ora, não é aconselhável "pagar impostos" para promover a distribuição de lucros que é isenta justamente porque sobre estes lucros já incidiram e foram pagos os impostos.

A inconveniência em se celebrar o referido contrato de mútuo encontra-se também no fato de que a empresa "A" terá que aumentar seu faturamento para ter caixa suficiente para quitar o empréstimo. Aumentar faturamento significa aumentar o volume dos impostos em termos de desembolso. E se terá que aumentar suas vendas para isto, fica mais simples e fácil tomar a mesma providência para poder distribuir os lucros acumulados, concorda?.

...

VANIA LUCIA BARBOSA

Vania Lucia Barbosa

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2007 | 23:34

Vitor e Saulo, muito obrigada mesmo. Não sabem o alívio que me deram. O sócio tem necessidade urgentíssima do dinheiro agora e pelo menos vai ter tempo para ir pagando aos poucos os impostos decorrentes do faturamento da empresa A. Boa noite e mais uma vez obrigada.
Vania Lucia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade