Sandra Veiga
Prata DIVISÃO 1 , Não InformadoLi a explicação do tópico ISS parcelado e foi muito útil, pois era exatamente o que precisava, mas tenho mais uma dúvida!
A minha empresa era SIMPLES até 2003, primero ano que comecei a fazer a escrituração contábil ao invés do livro caixa.
Em 2005, fiz o parcelamento de ISSQN que tinha débitos desde 2001. Visto que na minha contabilidade o ISSQN Devido (vlr.original) é bem menor que o valor parcelado, como lanço esta despesa de ISSQN.
Ex. Saldo de ISSQN a Pgr em 01/2005, R$ 2.800,00.
DB - ISS a pgr
CR - ISS Parcelado.
Mas o valor da dívida sem os juros foram de R$ 7.400,00, referente aos impostos de 2001, 2002, 2003 e 2004.
Essa diferença de ISSQN que existe da época do livro caixa, como lanço na contabilidade?
Outra dúvida, dei uma lida nos tópicos sobre o assunto e vi que cometi um erro, mas não entendi ainda como é o correto:
Numa empresa simples e uma de lucro presumido, eu fechava a contabilidade do ano, apurando o lucro, este valor eu transferia para lucro do exercicio PL, no ano seguinte "distribuia e pagava " em abril, mas na DIRPF do sócio, sempre lançava este lucro no campo de "Lucros e dividendos isentos".
Ex. Empresa c/ 2 sócios 95% e 5%
em 2006 apurei na empresa um lucro de 100 mil
PJsimplificada 2007 - ano base 2006
Ficha 06 rendimentos isentos dos sócios - 95 mil e 5 mil
DIRPF sócios
Demais rendimentos isentos - 95 mil e 5 mil
Pelo que li acho que não está correto, mas não entendi como devo proceder, quero reinterar que a empresa não tem dividas na receita e nem previdenciarias!
Att., Sandra!!
Sandra Veiga