Marcelo V. V. Magalhães
Prata DIVISÃO 2 , Engenheiro(a) SistemasCaros amigos,
Comprei na papelaria os livros Diário, Razão, Caixa, Conta Corrente e Apuração ISS para começar a fazer a escrituração do lançamentos contábeis da minha empresa.
Minha primeira dúvida é quanto a necessidade de separar ou não os lançamento de caixa e conta corrente, visto que minha empresa é uma prestadora de serviços (consultoria) é dificilmente terei pagamento de dinheiro ou cheque, a maioria dos pagamento será por DOC ou TED direto em conta. Neste caso poderia unificar os lançamento de caixa e conta corrente?
Outra dúvida é quando ao livro Caixa, quando o comprei o seu conteúdo (apresentação das folhas) é identico ao livro Razão. Achei isso estranho devido ao fato de na literatura e internet o livro caixa ter a seguinte estrutura: data, histórico, entrada/débito, saída/crédito. No livro que comprei exite uma folha dupla, sendo um lado com Débito e o outro com Crédito, não tendo colunas de histórico ou data. Comprei o livro errado? Ou pode existir esta forma de livro caixa?
Quanto ao livro razão o que você me aconselham, uma folha para cada conta (do plano de contas que escolhi)? Ou outra forma?
Abraços.
Marcelo Magalhães.