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conta de despesas

FRANCINEIDE ELEUTÉRIO PEREIRA

Francineide Eleutério Pereira

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 julho 2012 | 15:22

Boa tarde,
Gostaria de especificar uma compra de pratos, copos e talheres descartaveis de um restaurante. Sei que é despesa só tô em dúvida no nome da conta, pois meu patrão não quer colocar despesa com uso e consumo. Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 12 anos Terça-Feira | 24 julho 2012 | 16:01

Ola,

TEnte colocar DESPESAS COM LOUÇAS/COPOS/TALHERES.

ATT

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
LENE NASCIMENTO

Lene Nascimento

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 09:01

Discordo ctg Marcos Vinicios, pois custo está ligado mais a indútria, custos diretos,indiretos, fixos e variáveis..
Na verdade é uma despesa mesmo,deve ser lançada na conta de uso e consumo ou Despesas com Copa Cozinha e refeitório

Att
Lene

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 10:05

Prezada Lene,

Temos que ver que a empresa em questão é um restaurante, portanto, ela se utiliza desde produtos para sua atividade fim (venda de refeições) e justamente por causa disso que entendo que seja classificado como custo.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 10:12

Bom dia Lene

Tem razão o Marcos, pois o que determina a diferença básica entre custos e despesas é a indispensabilidade do gasto.

O gastos com talheres, louças e copos em um restaurante são indispensáveis para obtenção da receita, logo são custos indiscutivelmente necessários e não simples despesas. Seriam se sua atividade principal não for a de restaurantes e similares.

...

LENE NASCIMENTO

Lene Nascimento

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 10:14

Sim entendo o que vc quer dizer Marcos
mas mesmo assim ainda vejo como uma despesa e não custo, veja bem...
Entraria ai então como custo o gás por exemplo, não talheres, copos descartáveis....

Desculpa a discussão hahaha sou teimosa rs

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 10:21

Lene, mais a ideia é justamente essa, qualquer gasto que seja indispensavel desde a elaboração do prato até o devido pagamento do serviço pelo cliente pode ser caracterizado como custo, para esse tipo de atividade.

Jean Ramos

Jean Ramos

Prata DIVISÃO 2 , Analista Administrativo
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 10:57

Bom dia a todos do fórum,
Gostaria de pegar embalo na pergunta da colega Francineide, minha dúvida é; qual conta utilizar com a despesa que um restaurante tem com Inmetro (IPEN)? Pois, periodicamente restaurantes e supermercados recebem visita para inspeção nas balanças, e mesmo que esteja tudo em ordem, há gastos com esta visita. Gostaria de saber qual a conta mais adequada para contabilizar essa despesa.

Atenciosamente.

"Se sabe, ensina. Se não sabe, aprende".
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 11:15

Prezado Jean,

Creio que seja desnecessario criar um conta para alocar tal gasto (a não ser que seja um desejo dos socios da empresa). Portanto, diria para você classificar na conta de Taxas diversas.

At.
Marcos Vinicius

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 16:50

Francineide Eleotério Pereira.

Muito embora já se discutiu esse tema e parece que satisfeita sua dúvida, resolvi apenas contribuir com essae postagem.

SERVIÇOS DE HOTELARIA, RESTAURANTES E SIMILARES - DESPESAS RELATIVAS A GUARNIÇÕES DE CAMA, MESA, BANHO E LOUÇAS:

Poderá ser computado, como custo ou despesa operacional, o valor da aquisição de guarnições de cama, mesa e banho e a louça, utilizados por empresas que exploram serviços de hotelaria, restaurantes e atividades similares (Instrução Normativa SRF nº 122/1989).

Com dito antes, pelo colega Marcos, se os desembolsos com esses utensilios/guarnições referem-se à atividade fim da empresa, classifique em custos.

Ps... custos não somente refere-se a "INDUSTRIA" mas sim a qualquer empresa que dispõe recursos na obtenção de receitas.

Saudações.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
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