x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 3.922

Contabilização de lucros distribuídos

Jéssica

Jéssica

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 7 agosto 2012 | 09:04

Bom dia,

Gostaria que alguém me respondesse essa pergunta, sobre lucros acumulado.

A empresa tem um lucro acumulado no inicio do ano por exemplo de R$ 100.000,00, e teve uma distribuicao de lucro no decorrer do ano no total de R$ 120.000,00, qual o lancamento que devo efetuar???...

Grata...

Att,

Jessica

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Membro Club Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 7 agosto 2012 | 09:09

Jessia, Bom dia.

Provisão do lucro a distribuir:

D- Lucros Acumulados (Patrimônio Líquido)
C- Lucro a distribuir aos sócios (Passivo Circulante)

Pagamento dos lucros:

D- Lucros a distribuir aos sócios (Passivo Circulante)
C- Banco – Disponibilidades (Ativo Circulante)

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Jéssica

Jéssica

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 7 agosto 2012 | 09:15

Ok Paulo, ate entao entendi, agora outra pergunta:

Na situaçao do meu lucro acumulado ser menor do que meu lucro distribuido, essa diferenca de valores tem algum lancamento??

Grata...

Att,

Jessica

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 7 agosto 2012 | 09:22

Prezada Jéssica,

Uma empresa que possui lucros acumulados no montante de R$ 100.000,00 não pode distribuir lucros acima desse valor em hipótese nenhuma.

Sendo que sobre os lucros acumulado você precisa retirar os valores para a reserva legal e demais contingências existentes e o saldo remanescente é o que poderá ser distribuído. Os valores que ultrapassaram o citado saldo devem ser contabilizados de outra forma, sugiro que seja como empréstimo a sócio e nisso faz a necessidade de elaborar um contrato de empréstimo e reconhecer todos os encargos correspondentes.

At.
Marcos Vinicius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies