x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 8.617

contrato de bonificação

JOSEGeraldo Lazarino Lima

Josegeraldo Lazarino Lima

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2012 | 16:55

Boa Tarde colegas

peço-lhe que me ajudem em uma duvida de contrato de boneficação.

Uma empresa revenda de combustiveis e lubrif. para veiculos automotores adquiriu medidante o contrato de cessao de uso de marca e adquirir com exlusividade os produtos que necessitar para sua revenda da Ipiranga. o contrato tera duração de 05 anos.

Em uma clausula do contrato a Ipiranga concede uma bonificação no
valor de R$ 500.000,00 pela cessao da marca.

Como realizar a contabilização desta bonificação?
Contabilizo total no mês que foi firmado o contrato ou posso lançar em contas do ativo e passivo e apropriar mensalmente como receita pelo
periodo de 05 anos.
A empresa e tributada pelo lucro real

Mikael Oliveira

Mikael Oliveira

Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 agosto 2012 | 09:08

Josegeraldo Lazarino Lima, como funcionará esta bonificação?
A empresa receberá produtos como bônus ao longo dos 5 anos?

"As coisas podem chegar àqueles que esperam, mas serão apenas as coisas deixadas para trás por aqueles que agem" Abraham Lincoln
ESPERAR SOMENTE EM DEUS!
Mikael Oliveira

Mikael Oliveira

há 12 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2012 | 08:20

Mas esse bônus será recebido como? A empresa receberá produtos ou dinheiro vivo?

"As coisas podem chegar àqueles que esperam, mas serão apenas as coisas deixadas para trás por aqueles que agem" Abraham Lincoln
ESPERAR SOMENTE EM DEUS!
WILSON MANUEL

Wilson Manuel

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 16:51

Boa tarde, estou com esse mesmo caso. Vamos utilizar a marca e será dada uma bonificação de R$300.000,00 em dinheiro vivo pelo uso da marca e aquisição dos produtos exclusivos da Ipiranga e essa bonificação tem que ser usada nas atividades do novo Posto de Combustiveis. Pergunto essa bonificação é receita? Devo tributa-la? Como farei esses lançamentos?
Obrigado,

Mikael Oliveira

Mikael Oliveira

há 12 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 17:23

A receita deve ser reconhecida na demonstração do resultado quando resultar em aumento nos benefícios econômicos futuros relacionado com aumento de ativo ou com diminuição de passivo, e puder ser mensurado com confiabilidade. Isso significa, na prática, que o reconhecimento da receita ocorre simultaneamente com o reconhecimento do aumento nos ativos ou da diminuição nos passivos (por exemplo, o aumento líquido nos ativos originado da venda de bens e serviços ou o decréscimo do passivo originado do perdão de dívida a ser paga).

ESPERAR SOMENTE EM DEUS!
WILSON MANUEL

Wilson Manuel

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 12 outubro 2012 | 21:36

Mikael, entao terei que tributar essa receita? Ainda não recebemos esse valor, esse ano estamos no Lucro Real Trimestral. Acho que o ideal e deixar para receber em janeiro e apurar o Lucro por estimativa mensal.

Mikael Oliveira

Mikael Oliveira

há 12 anos Segunda-Feira | 15 outubro 2012 | 09:39

Wilson,
Enquanto não houver o efetivo aumento de ativo(neste caso, o recebimento do dinheiro previsto no contrato) decorrente do acordo firmado, não será reconhecida a receita.

ESPERAR SOMENTE EM DEUS!
Leane  Medeiros

Leane Medeiros

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 24 abril 2013 | 19:19

Olá,

Tenho uma empresa com o mesmo caso, recebeu 500.000,00 de bonificação por exclusividade, quero saber como proceder em relação aos impostos?Essa bonificação é receita? Devo tributa-la? Como farei esse lançamento?
Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade