x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 12.393

Registro dos gastos c/Pesquisa e Desenvolvimento

Walter Tadeu R. Almeida

Walter Tadeu R. Almeida

Bronze DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Controladoria
há 12 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2012 | 17:24

Caros colegas, como vcs entendem que devam ser registrados os gastos com a pesquisa e desenvolvimento de um projeto piloto. Este projeto poderá levar a um prototipo que, se viável, será implantado e irá gerar uma nova tecnologia. Estes gastos serão suportados por duas empresas distintas. E a "patente" deste novo equipamento/tecnologia será direito de ambas, na proporção dos valores que cada uma tiver dispendido.

A principio entendo que ambas registrarão todos os gastos como despesas do exercício em que os investimentos ocorrerem. Alguém concorda (ou discorda)? E após o final da pesquisa? Sendo o prototipo viável economicamente, irá render os direitos de patente.

Agradeço qualquer entendimento que os Senhores possam ter.

Abçs,

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2012 | 17:38

Prezado Walter,

Entendo que para tal situação os gastos referentes ao projeto devam ser imobilizados em intitulada "Imobilizado em andamento - Projeto XXX". Em caso de sucesso do projeto apenas reclassificar para conta adequada do imobilizado, caso contrario, reconhecer o seu saldo como despesa.

At.
Marcos Vinicius

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Terça-Feira | 14 agosto 2012 | 13:48

boa tarde !

Walter, pelo que voce descreveu, esse projeto seria um Intangível, devendo ser observado o CPC 04(R1), o qual trata separadamente as fases de pesquisa e desenvolvimento:

54. Nenhum ativo intangível resultante de pesquisa (ou da fase de pesquisa de projeto interno) deve ser reconhecido. Os gastos com pesquisa (ou da fase de pesquisa de projeto interno) devem ser reconhecidos como despesa quando incorridos.

58. Na fase de desenvolvimento de projeto interno, a entidade pode, em alguns casos, identificar um ativo intangível e demonstrar que este gerará prováveis benefícios econômicos futuros, uma vez que a fase de desenvolvimento de um projeto é mais avançada do que a fase de pesquisa.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade