x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 5.490

Catia Pereira Fernandes

Catia Pereira Fernandes

Iniciante DIVISÃO 3 , Estagiário(a)
há 17 anos Domingo | 9 setembro 2007 | 21:46

Boa Noite,

Tem uma empresa que o caixa está muito alto (muito alto mesmo) , mas a empresa é um pouco desorganizada, por isso não envia as notas para serem contabilizadas. Eu sei que que ela tem despesas suficientes para baixar este valor, mas como eles não enviam os documentos, eu não tenho como inventar. Aliás nem quero fazer isso. Estou no curso de ciências Contábeis e quero aprender o que é certo. Como eu posso fazer para baixar este caixa?

JEFFERSON CARVALHO

Jefferson Carvalho

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 17 anos Domingo | 9 setembro 2007 | 22:31

Catia, boa noite.

Como você mesma afirma, não "invente" despesas ou gastos para baixar o saldo do caixa, visto que tal atitude configura-se crime, bem como fere a ética profissional. Sugiro expor ao seu cliente a situação, cientificando-o das implicações decorrentes da não contabilização dos gastos da empresa e, caso o mesmo não tome atitudes e passe a enviar-lhe as despesas, você pode firmar um termo circunstanciado, tipo relatório, a respeito da situação, a fim de precarver-se de futuras sanções.

Jerffeson Carvalho
SERCON CONTABILIDADE
https://www.serconn.com.br
(74) 3541-5509 / 3541-0890 / 9110-6219 / 8116-6976
SONIA FIORINE

Sonia Fiorine

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 11 setembro 2007 | 11:09

Bom Dia Jefferson

Será que você pode mandar um modelo deste termo circunstanciado, tipo relátorio que você citou na resposta da Cátia, pois sempre acontece aqui com os cliente.

Obrigado desde já.

Abraços - Sônia Fiorine

Carpem Die
Sônia Fiorine
Karin

Karin

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 12 fevereiro 2008 | 13:49

Continuando o assunto....
nossos clientes são muito "cabeça dura" e não fazem nada direito....entao algumas empresas estavam com o caixa muitoo alto. Para baixar esse caixa, que obviamente não existe tanto dinheiro assim...foi feito um Contrato de Mutuo, como se fosse um emprestimo para os socios..
mas na verdade esse contrato nao existe.
Em caso de uma fiscalização....quais sao os riscos que o escritorio contabil esta correndo, o que pode ser feito para amenizar a situação?

Kazuo

Kazuo

Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 12 fevereiro 2008 | 16:18

Karin K.

A resposta do Jefferson Carvalho foi perfeita, merece aparecer novamente - "não "invente" despesas ou gastos para baixar o saldo do caixa, visto que tal atitude configura-se crime, bem como fere a ética profissional".

Quanto ao "contrato de mútuo", se o escritório sugeriu esta solução-- ou pior ainda, elaborou o contrato inexistente de mútuo. Neste caso, tal conduta poderá ser inclusa no art. 299 do Código Penal "Falsidade ideológica - Omitir, em documento público ou particular,declaração que dele devia constar, ou nele inserir declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante".

Entendo que esse é um risco que o escritório de contabilidade não deveria correr. Prá que ? Para suprir a deficiências de um cliente que não passa a documentação devida ?

A obrigação do contador limita-se a registrar corretamente as informações fornecidas pelo cliente. Se não há informações, não as invente.

Não tenha dúvidas, em caso de fiscalização ou qualquer problema mais sério -- até mesmo ação penal-- o seu cliente vai dizer, com todas as letras --"Fiz isso por orientação do meu contador. A responsabilidade é dele."

Quanto ao caixa alto, em caso de fiscalização, a diferença será considerada retirada dos sócios, com o cálculo do imposto e das multas. Por exemplo-- caixa contábil 10.000,00 -- caixa real 1000 -- a receita considera que os 9000 que faltam foram retirados pelos sócios, calcula IR sobre isso e aplica multa.

Argumente com o seu cliente que é interesse dele manter a escrita em ordem, isso irá evitar problemas com o fisco.

Um abraço

Kazuo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade