Vãnia E. R. Branco
Bronze DIVISÃO 2 , Chefe AdministrativoGostaria de saber como é feito o lançamento de acerto de estoques.
respostas 9
acessos 140.888
Vãnia E. R. Branco
Bronze DIVISÃO 2 , Chefe AdministrativoGostaria de saber como é feito o lançamento de acerto de estoques.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa tarde Vânia,
O que você quer (exatamente) dizer com "lançamento de acerto de estoques"?
Qual o sistema tributário que está sujeita sua empresa?
Se você fornecer mais informações, ficará mais fácil alguém lhe responder a contento.
...
Vãnia E. R. Branco
Bronze DIVISÃO 2 , Chefe AdministrativoBom dia
O sistema de tributação é lucro real anual, vamos levantar o balanço de suspensão e o inventário, gostaria de saber qual lançamento devemos fazer para acertar o estoque na contabilidade, pois o estoque físico está menor.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa noite Vânia,
Na contabilidade, a regularização das divergências entre o estoque físico e o contábil é efetuada mediante registro a débito ou a crédito da conta de Estoques, conforme se verifiquem faltas ou sobras, respectivamente.
Na maioria das vezes, tais divergências, além de serem pouco significativas, são decorrentes de erros no registro da movimentação dos estoques e, desse modo, o lançamento relativo ao ajuste terá como contrapartida a conta de Custo das Mercadorias Vendidas.
Pode ocorrer, todavia, que sejam de grande monta as faltas detectadas no confronto entre os saldos apurados no inventário físico e aqueles registrados nas fichas de estoque (e conseqüentemente na escrituração contábil), o que levará à suposição de que as divergências sejam decorrentes de eventos não relacionados com as operações normais da empresa, ou seja, que provenham de furto, roubo, desvio, etc.
Se confirmada tal suspeita, a contrapartida do ajuste dos saldos dos estoques deverá ser registrada como Despesa Não-Operacional (numa conta intitulada "Perdas por Faltas no Inventário", (por exemplo).
pela regularização das sobras de estoques
D - Estoques de Mercadorias para Revenda (AC)
C - Custo das Mercadorias Vendidas (CR)
pela regularização das faltas de estoques
D - Custo das Mercadorias Vendidas (CR)
C - Estoques de Mercadorias para Revenda (AC)
pela regularização decorrente de furto, roubo ou desvio
D - Despesas Não Operacionais - Perdas por falta no Inventário (CR)
C - Estoques de Mercadorias para Revenda (AC)
Legendas:
AC - Ativo Circulante
CR - Contas de Resultado
Nota
Se as diferenças forem significantes e atribuídas a perdas, roubos, desvios, deterioração, etc. devem ser observadas as providências cabíveis (no caso) além dos lançamentos contábeis de ajustes.
...
Vãnia E. R. Branco
Bronze DIVISÃO 2 , Chefe AdministrativoMuito obrigado pela orientação
Vagner de Pinho Melo Matos
Iniciante DIVISÃO 2 , AnalistaCaros colegas, alguém pode me informar alguma referência legal sobre a resposta acima, como por exemplo algum regulamento, orientação, CPC, NPC ou instrução que trate deste assunto?
Obrigado.
Francisco Avelino Jorge
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)boa tarde,
Estes ajustes estão previstos no decreto 3000/99 (Artigo 289). No entanto, como se pode ler, só podem ser feitos esses ajustes para perdas razoáveis, ou seja, de pequenos valores. Para os demais casos precisa de laudo pericial de entidade competente.
Não sendo estes caso as despesas, como lançamentos indicados pelo colega Saulo, são indedutíveis para o imposto de renda.
Atenc.
Francisco Avelino
Vagner de Pinho Melo Matos
Iniciante DIVISÃO 2 , AnalistaOK Francisco, obrigado pelo retorno. Na verdade estou com um caso em que após o inventário, o estoque real ficou maior que o controle, ou seja, terei que debitar o estoque e creditar o resultado. O contrário do que normalmente ocorre. O problema é o valor que devo utilizar para custear esse ajuste de estoque a maior. É bem claro que caso o estoque estivesse a menor, valorizaria o ajuste pelo custo médio, mas e nesse caso contrário? Preciso do amparo legal para essa resposta.
Abs.
Vagner
Francisco Avelino Jorge
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia Vagner,
O custo médio é um método de avaliação do estoque e não vejo outra forma de fazer esse lançamento sem distorcer seu valor senão por esse método, legalmente aceito pela legislação. Além disso você creditará o CMV e este deve ser pelo custo médio.
Atenc
Francisco Avelino
Giovanni Stiwes Santos Silva
Iniciante DIVISÃO 4 , Programador(a)Voltando neste tópico, no meu caso esta faltando produto, este lançamento tem que ser feito atraves de uma nota de entrada?
E se tiver sobrando, tem que ser atraves de uma nota de saida?
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade