x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 908

Gerson Alves

Gerson Alves

Bronze DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 11 setembro 2007 | 14:17

Uma empresa tem em aberto uma dívida (empréstimo), com uma outra empresa do grupo, ok?
Caso perdoem esta dívida, como ficaria estes registros perantes ao Bacen e SRF, não tendo mais esta dívida, como ficaria no balanço, incidiria imposto de renda e CSLL etc.?? Obrigado

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 11 setembro 2007 | 22:21

Se a empresa não for do ramo financeiro, não tem que se preocupar com o Bacen, a SRF a princípio também não tem do que reclamar, uma vez que há movimento pelas contas de Resultados e também não há impostos porque não há receita, uma vez que a baixa do emprestimo será acredito da conta do PL. Como as empresas são do mesmo grupo, parece não existir oposição por parte de terceiros, portanto, o perdão da dívida pode ser feito sem nenhum problema.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2007 | 09:46

A sistemática é a mesma, no entanto existe situações em que necessitará de um certo cuidado, especialmente se valor for relavante que possa causar problemas ao Patrimonio da empresa, situação que exige opiniões em conjunto dos administradores, contador, advogado societário tributarista.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade