Tainara A. Carvalho
Bronze DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeBoa tarde!
Gostaria de saber como lança na hora de contabilizar, valores a receber de clientes ?
obg!
respostas 17
acessos 7.459
Tainara A. Carvalho
Bronze DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeBoa tarde!
Gostaria de saber como lança na hora de contabilizar, valores a receber de clientes ?
obg!
Marcio Costa
Iniciante DIVISÃO 5 , Chefe Pessoalse for a prazo
d-venda de mercadorias
c-duplicatas a receber
agora se for a vista
d-venda de mercadorias
c-caixa
Diegue Soares Almeida
Prata DIVISÃO 3 , Chefe ContabilidadeBoa tarde Conterrânea Tainara,
bom, o lançamento seria de NFs certo?
então ficaria assim..
D- Cliente(AC ou AñC dependendo do prazo de recebimento)
C- Receita de Serviços/ Receita Venda de Mercadorias
Bom Marcio,
sendo duplicatas a receber um direito da empresa não seria Crédito e sim um Débito e venda de mercadorias é uma receita portanto Crédito.
Na contabilidade (D)débito é um direito/bens da empresa e (C) é uma obrigação/deveres.
Receita (C), Despesa(D) contas de resultado
contas do Ativo são de natureza (D)Devedora e contas do Passivo tem natureza (C)Credora, salvo as contas redutora ou transitórias.
espero ter ajudado,
Att,
Tainara A. Carvalho
Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidadeeu ja fiz o lançamento...
conta devedora- valores a receber de clientes
conta credora- resultado de transações eventuais
agora como eu faço para fazer o pagamento?
Diegue Soares Almeida
Prata DIVISÃO 3 , Chefe ContabilidadeTainara, bom dia
não entendi quando vc diz "fazer o pagamento"?
seria o recebimento dos valores da conta clientes?
se for esse o caso o lançamento seria:
D-Caixa/Banco
C-Clientes/Dupl. a receber
espero ter ajudado,
demais duvidas estou a disposição...
Att,
Tainara A. Carvalho
Bronze DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeBom dia!
É isso msm Diegue...
obg!
ajudou bastante!
Anderson Justino dos Reis
Bronze DIVISÃO 1 , Suporte TécnicoOlha acho que vcs estão falando em linguas diferentes , tainara, favor explicar melhor o que realmente vc quer creditar e debitar
fatura ou conta contabil?
Tainara A. Carvalho
Bronze DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeJá foi exclarecido Anderson! rs
Ricardo Pinheiro
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)NF:
D- cliente
C- receita serviços/venda de merc.
recebimento:
D-banco/caixa
C-cliente
Thiago Penha
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Boa tarde,
Estou com dúvida a respeito de como ficaria o lançamento e pagamento de seguro de estagiário.
Desde já agradeço a atenção.
Diegue Soares Almeida
Prata DIVISÃO 3 , Chefe Contabilidade
A apropriação contábil das despesas com seguros deve ser feita em função do prazo da cobertura prevista na apólice correspondente.
A contabilização em conta representativa de custo ou despesa se verifica através de quotas mensais.
A apólice de seguro, regra geral, apresenta um prazo de vigência de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias, salvo casos de seguros específicos com prazos maiores ou menores e as apólices com vigência em anos bissextos (com 366 dias).
Mensalmente, se calcula a proporção do número de dias segurados no mês/número de dias da vigência da apólice x valor do prêmio de seguro.
As parcelas correspondentes aos períodos seguintes deverão ser mantidas no Ativo Circulante, uma vez que se trata de uma despesa ainda não incorrida.
1) Apropriação do valor total da apólice:
D - Seguros a Apropriar (Ativo Circulante)
C - Seguros a Pagar (Passivo Circulante)
2) Pagamento da parcela do seguro:
D - Seguros a Pagar (Passivo Circulante)
C - Bancos c/Movimento (Ativo Circulante)
3) Apropriação mensal das parcelas de seguro:
D – Despesa Seguro (Resultado)
C - Seguros a Apropriar (Ativo Circulante)
as despesas como, IOF, Emissão da apólice vc contabiliza direto na despesa.
espero ter ajudado.
Att,
Renata Vicente da Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeBoa noite,
gostaria de saber como contabilizar um CCB, que foi pago por uma empresa, cujo titulo esta na justiça para recebimento, ou seja, um aempresa prestadora de serviço, tinha um contrato com um cliente e o cliente um contrato com um banco, o contrato previa que caso o cliente nao pagasse esse CCB, a empresa seria responsavel pela divida. E isso aconteceu, o cliente nao pagou , a empresa liquidou o CCB junto ao banco, e agora esta ''brigando na justica ''pelo seu recebimento, a causa ja foi favoravel a empresa. Como contabilizo esse titulo que sera recebido, sem um prazo definido.
alguem poderia me ajudar?
Diegue Soares Almeida
Prata DIVISÃO 3 , Chefe ContabilidadeBom dia Renata
bom, essa promessa de pagamento, em dinheiro, decorrente de
operação de crédito, quando ela foi gerada o lançamento que vc fez foi:
D- Clientes/duplicatas a receber C-Receitas, certo?
Então, no meu entender como vc não recebeu essa venda, tira esse valor da conta Cliente/duplicatas a receber e joga em uma conta no AÑC no grupo outros créditos, ou até mesmo no grupo crédito por vendas/serviços, quando receber vc D-caixa/BCM C-conta.
espero ter ajudado.
Att,
Renata Vicente da Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeBoa noite, obrigada Diegue, ajudou sim. E nesse caso eu posso contabilizar uma provisao de juros nesse valor a receber?
Diegue Soares Almeida
Prata DIVISÃO 3 , Chefe ContabilidadeBom dia Renata,
como os juros não compõe o saldo inicial da venda e configura meramente uma atualização do saldo devedor, quando receber vc contabiliza ele em receitas financeiras.
espero ter ajudado.
Att,
Carlos Mota Berto
Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)Prezados colegas, boa noite!
Gostaria de uma ajuda, apesar de não ser correto, efetuamos alguns pagamentos de salários por fora para 03 funcionários, qual seria a melhor forma para contabilizar estes valores. A empresa esta no Lucro Presumido.
Marcio Costa
Iniciante DIVISÃO 5 , Chefe Pessoalbom dia amigo
mas nao seria viavel nem prudente voce contabilizar valores pagos por fora, como voce proprio disse é por fora,
Luiz José
Emérito , Contador(a)Bom dia amigos
Carlos Mota Berto, o Marcio Costa tem toda razão, mesmo porque é Regra do Fórum, não fomentar assuntos dessa natureza.O Fórum Contabeis prima pela boa pratica e tecnica contabil razão pela qual não aceitamos e nem pactuamos com atos e fatos contrarios aos Princípios Contabeis Geralmente aceitos.
O correto seria a Moderação deletar sua mensagem, mas vou deixar como exemplo, porque tenho notando ultimamente, crescer o numero de consulentes fazendo questionamento que foge da legalidade e espero que esta sirva de alerta psrs todos.
Abraços.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade