x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.036

Transferência entre empresas interligadas

Fábio Siqueira Pêsso

Fábio Siqueira Pêsso

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 28 agosto 2012 | 11:01

Trabalho para um grupo de empresas, sendo que estas empresa não possui participação entre si, mas existe a transferência de recursos entre elas, sendo prática corriqueira.
Tendo em vista que o contrato de mutuo não prevê está transação de recursos, como posso contabilizar estas transferências de uma empresa para outra que vem e vão.

Por gentileza, que puder me dar uma luz eu agradeço.

Fábio S. Pêsso
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 9 outubro 2012 | 10:57

Fábio Siqueira Pêsso

Independente do que constar em contato, você deve contabilizar essas transações como mútuo de fato, conforme artigo 586 do Código Cível.

O Principio da Entidade não permite que Patrimônios de misturem. Assim sendo, todos os fatos deverão ser contabilizado de acordo com sua natureza. No caso, a contabilização deve ser em conta de Mútuo e com incidência dos devidos encargos.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Rodolfo Bianchi

Rodolfo Bianchi

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 15:13

Boa tarde,

Com referencia a transferências entre empresas a titulo de empréstimo, empresa " A " para empresa "B", para eu poder quitar esse empréstimo entre as empresas, poderia ser através de emissão notas fiscais?

Rodolfo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.