x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 533

Emprea Comercial e Movimentacao Financeira

Daniel USA

Daniel Usa

Iniciante DIVISÃO 1 , Diretor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 28 agosto 2012 | 22:26

Queridos amigos do portal Contábeis.

Em primeiro lugar agradeço antecipadamente e espero que eu consiga esclarecer minha duvida.


Cenário:
Estou nos USA e querendo exportar para o Brasil. A parte da exportação eu resolvi dessa maneira: Estou abrido uma empresa de comercio e estou tirando inicialmente o RADAR simplificado de importação.

Consequentemente sou o importador e o exportador. A pergunta é a seguinte:

Para atender a alguns clientes que não querem pagar pelo meu produto através de cartão de credito ou wire trasfer (transação banco para banco) para minha empresa Americana eu vou usar essa empresa no Brasil para fazer a fatura.

A fatura vai ser paga em uma conta empresarial em um banco do Brasil. Desse valor pago, após cair na minha conta, quanto eu pago de importo em cima desse valor? 12% do valor da venda?

É possível enviar esse dinheiro que entrou no banco brasileiro para a empresa americana?

Resumindo: “comprei” a mercadoria do exterior (pagando todos os impostos de importacao), vendi faturado para o cliente brasileiro, recebi na conta da empresa no banco brasileiro, paguei os impostos e o lucro enviei pro banco no exterior.

Isso é possível? O imposto da venda é de 12%? Aproveitando; Como funciona a filial de um corretora de imóvel que recebe aqui no brasil da venda de um imóvel no exterior e tem que enviar esse dinheiro?

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 9 outubro 2012 | 20:28

Daniel Usa, boa noite.


Inicialmente, você ha de concordar comigo que esse tema é bastante complexo para ser esclarecido no Fórum, muito embora tenhamos amigos com experiencia em mercado externo, mas acredito que sejam poucos. Por essa razão não espere uma solução definitiva para seu problema.

Em se trantando de remessa para o exterior, na minha opinião o mais correto, seria abrir uma filial de sua empresa americana aqui no Brasil, com isso seus clientes poderiam fazer o pagamento e você poderia enviar numerario sem problemas. Digo isso, porque fazer remessa como você sugere, cria um impasse por causa do Princípio da entidade.

Mas como disse o tema é complexo e sugiro você procurar uma consultoria especializada no assunto, para evitar você cometer algum engano que com certeza será prejudicial aos seus negócios.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade