
Isabel Gomes
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)como contabilizar uma renegociacao de debito com bancos onde o banco deu um desconto de quase 50% da divida. onde lançar esta diferença. é receita não operacional? incide algum imposto?
respostas 3
acessos 9.490
Isabel Gomes
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)como contabilizar uma renegociacao de debito com bancos onde o banco deu um desconto de quase 50% da divida. onde lançar esta diferença. é receita não operacional? incide algum imposto?
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Isabel,
O "desconto" concedido pela instituição financeira foi sobre o valor principal ou sobre os encargos da dívida?
A contabilização da renegociação dependerá de como tenha sido contabilizado o referido débito até a data da renegociação, ou seja, não há como orientá-la sem que saibamos destas informações e detalhes da transação.
...
Isabel Gomes
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa tarde Isabel,
Se o valor do desconto concedido pelo Banco refere-se unicamente a juros e encargos financeiros, a contabilização da renegociação se dará levando-se o valor do desconto a crédito das contas que registraram os juros e os encargos e a débito da que registraram as parcelas do empréstimo a serem pagas.
Naturalmente há que se obedecer aos critérios contábeis de competência (períodos anteriores, curto prazo e longo prazo) se tendo em conta inclusive às despesas.
Pelo acima exposto fica claro que ao invés de inclusão (ingresso) de receitas não operacionais você deve proceder a exclusão (diminuição) de despesas pela reversão dos lançamentos.
...
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade