x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.622

Patrimônio Líquido e Balanço Patrimonial

Lucas Martins da Silva

Lucas Martins da Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Engenheiro(a) Eletrônico
há 12 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 11:23

Bom dia,

Com a antiga revogação da resolução CFC 686/90 através da CFC 1283/10 e posterior aprovação da CFC 1328/11, estabelecendo-se assim uma nova estrutura das NBC, me restam duas dúvidas a respeito da estrutura de um Balanço Patrimonial:

1) Sobre todas as situações líquidas possíveis (positiva,nula,negativa) em um Balanço Patrimonial, deverá ser empregado obrigatoriamente o termo Patrimônio Líquido?

2) o Patrimônio Líquido, por assim dizendo, obrigatoriamente será representado no lado do Passivo, independentemente de sua situação (positiva,nula,negativa)?

Perdoem-me pelo rigor, por uma breve olhada nas normas não consegui definir exatamente a estrutura de um Balanço Patrimonial para esses três casos possíveis.

Muito obrigado.

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 14:03

1) Sobre todas as situações líquidas possíveis (positiva,nula,negativa) em um Balanço Patrimonial, deverá ser empregado obrigatoriamente o termo Patrimônio Líquido?

Sim, que corresponde o valor investido na empresa e seus resultados. E deverá estar do lado no do passivo.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
JOSY NASCIMENTO DE SOUZA

Josy Nascimento de Souza

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 7 setembro 2012 | 20:37

Oi pessoal, tô aqui fazendo um trabalho acadêmico e estou em dúvida com relação a uma questão que me deparei:

PROVISÃO, PASSIVO, ATIVO CONTINGENTE e PASSIVO CONTINGENTE. Em relação à modificação patrimonial de uma entidade, cada um deles representa aumento, redução, ou não interferem no PATRIMÔNIO LIQUIDO?

Já consultei a fonte indicada (PRONUNCIAMENTO TÉCNICO 25 DO CPC) e não encontrei nada que pudesse me esclarecer. Se alguém puder me ajudar, ficarei muito grata.

Josy

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2012 | 10:56

Bom dia, Josy

Bem-vinda ao Fórum Contábeis.

Oi pessoal, tô aqui fazendo um trabalho acadêmico e estou em dúvida com relação a uma questão que me deparei: (...)

Como que para esclarecer dúvidas deste tipo é ideal colher informações na sala de "Assuntos Acadêmicos", recomendo-lhe acessar a sala indicada.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: